Cardiologista reforça importância do distanciamento social
O médico cardiologista Roberto Dultra, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, reforça que, até o momento, as únicas armas para evitar a disseminação do novo coronavírus são o distanciamento social e medidas como lavas as mãos sempre e; em caso necessidade de sair de casa, fazer o uso de máscaras e álcool em gel. O médico explica que essas recomendações servem tanto para pessoas que não enfrentam complicações de saúde, quanto aquelas sem comorbidades.
A pessoa hipertensa, por exemplo, deve ter cuidado e nunca se esquecer de usar as medicações com regularidade. Diante de dúvidas, o paciente deve entrar em contato com o médico e não interromper o tratamento. “Chamo atenção, no caso de hipertensão arterial, que existem medidas medicamentosa ou não. Dentre as medidas não medicamentosas é importante que se tenha uma alimentação saudável, ter cuidado com teor de sal, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e alimentação embutidos”.
O médico ressalta que as pessoas sempre devem optar por alimentação com mais frutas, verduras e legumes. Além disso, devem procurar manter alguma atividade física, preservar o sono, manter uma disciplina entre o horário de dormir e acordar. Evitar sair à rua sem necessidade. Caso precise sair de casa, a pessoa deve evitar tocar em superfície e ficar sempre atenta para não levar as mãos aos olhos, boca e nariz.
O cardiologista recomenda ainda que, se possível, a pessoa faça aferição da pressão arterial com intuito de saber se é necessário algum ajuste na medicação. “Mas quem faz essa orientação é o médico que acompanha o paciente. É importante também manter a calma, pois essa situação vai passar. Esse é o momento em que todos devemos seguir as recomendações das autoridades de saúde”.
Acesse o nosso conteúdo na plataforma abaixo:
https://soundcloud.com/santa-casa-de-itabuna/podcast-032020-hipertensao-e-covid-19