Cemitério Campo Santo preparado para enfrentamento ao COVID 19
O Cemitério Campo Santo se preparou para enfrentar a pandemia do Novo Coronavírus e já conta com padronização e fluxo de trabalho em andamento para sepultamento de casos confirmados ou suspeitos para COVID 19. O enfrentamento às formas de contágio e a prevenção à disseminação também foram previstas em treinamento e em reavaliações diárias para a necessidade de implementação de novas medidas.
Ainda no dia 07 de abril, um primeiro treinamento foi realizado pela Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH/HCMF) e pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Na abordagem, esclarecimento sobre a doença, formas de contágio, medidas de prevenção e o fluxo institucional de cuidados. Destaque para a padronização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e das novas rotinas a serem cumpridas pelas equipes.
No Cemitério Campo Santo, coveiros estão utilizando macacões especiais e máscaras respiradores, além de EPIs habituais como luvas e calçados fechados. O fluxo também foi alterado, com a paramentação completa acontecendo sempre que há sepultamento de suspeito ou confirmado para COVID 19. Há um rigor extra na rotina de desparamentação, higienização de EPIs, de ferramentas de trabalho e do próprio profissional atuando em sepultamento COVID.
Para todos os demais profissionais atuantes dentro do Cemitério Campo Santo, bem como os funcionários administrativos que trabalham na secretaria da Necrópole, são obrigatórios o uso de máscara, o distanciamento espacial entre pessoas e o reforço na higienização das mãos. A orientação sobre a redução na quantidade de pessoas durante os sepultamentos vem sendo obedecida pela comunidade, não tendo sido registrados problemas a este respeito.