Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

CONTATO PELE A PELE É TEMA DE SEMINÁRIO DO HOSPITAL MANOEL NOVAES EM ITABUNA

O Brasil registra, por ano, o nascimento de cerca de 340 mil bebês prematuros. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), a média é de pouco mais de 900 crianças que nascem antes da data prevista e, que na maioria das vezes, dependem de cuidados especiais em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além do trabalho diário de uma equipe multiprofissional, a recuperação dos prematuros depende muito das ações desenvolvidas nas unidades hospitalares e do envolvimento de familiares. No sul da Bahia, o Hospital Manoel Novaes (HMN) destaca-se pelo atendimento aos pais e bebês que nascem antes da gestação completar 37 semanas”. Para isso, desenvolve vários projetos. Um deles é o Mãe Acompanhante, que possibilita que os pais fiquem pertinho de seus filhos nos primeiros dias de vida.

A diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez, explica que o Mãe Acompanhante, previsto em lei, possibilita o contato pele a pele, que ajuda acelerar o processo de recuperação dos bebês. “É comprovado que esse contato é fundamental para a melhoria da frequência cardíaca. Favorece o início da amamentação e tem impacto positivo para a flora intestinal”, conta a médica.

Para discutir esses benefícios e outros assuntos relacionados à prematuridade, o Hospital Manoel Novaes promove, nesta quinta-feira (16), a partir das 13h, no auditório da unidade, o primeiro seminário com o tema: “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. O evento é voltado para o público interno e familiares de pacientes.

O seminário será realizado na véspera do Dia Mundial da Prematuridade, o 17 de novembro. “É uma data que aproveitamos para falar sobre os cuidados necessários que deve-se ter não somente com os bebês, mas também com as suas famílias. Os dados do Ministério da Saúde indicam que são muitas crianças que nascem no Brasil antes de completar as 37 semanas. Nascem uma média de seis bebês a cada 10 minutos”, conta a médica.

CONSIDERADOS PREMATUROS

São considerados bebês prematuros os que nascem com menos de 37 semanas gestacional. De acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre a 34ª e 36ª semana, é considerado como prematuro tardio; de 32 a 33, como prematuros moderados; muito prematuros entre 28 e 31.

Os prematuros extremos são os bebês nascidos abaixo de 28 semanas. A médica explica que quanto maior o grau de prematuridade, maiores são as possibilidades de intercorrências de saúde desse recém-nascido. Em alguns casos, há como se evitar o nascimento de prematuros, mas não é possível em outros. “O nosso hospital oferece toda a estrutura para atendimento ao paciente que nasce antes das 37 semanas”, explica Fabiane Chávez.

A coordenadora da UTI Neonatal do HMN, Lucinaide Lemos, conta que um importante aliado na recuperação do prematuro é contato pele a pele, uma inciativa que faz parte do dia a dia da unidade. “Apostamos na humanização do cuidado, no trabalho para viabilizar a oferta de leite materno o mais cedo possível, entre outras iniciativas”, afirma a enfermeira.

Back To Top
Opções de privacidade