Curso de Qualidade e Segurança do Paciente encerra a campanha “Abril pela Segurança do Paciente” na Santa Casa de Itabuna
Durante todo o mês de abril, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu a campanha Abril pela Segurança do Paciente. Com o objetivo de engajar trabalhadores da saúde, pacientes e a sociedade para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde, várias ações foram criadas dentro da instituição, a começar pelo treinamento realizado sobre o Plano de Segurança do Paciente e sobre a Política de Gestão de Pessoas para todos os colaboradores do Hospital Manoel Novaes e Calixto Midlej durante seis dias.
Depois foi a vez das intervenções lúdicas nos postos de trabalho com a apresentação dos protocolos de segurança do paciente: Controle de infecção, Segurança medicamentosa; Queda e lesão por pressão; Identificação do paciente; Segurança do Trabalhador, Comunicação Assertiva e Cirurgia Segura.
O evento “Abril pela Segurança do Paciente” contou com o Curso Qualidade e Segurança do Paciente: uma estratégia possível. Voltado para o público de estudantes e trabalhadores de saúde, o curso teve carga horária de 5 horas e foi ministrado pelo Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente da instituição. Entre os palestrantes, estavam o Superintendente Médico do Escritório de Qualidade, Dr. Eric Júnior; a jornalista e coordenadora do Escritório de Qualidade, Jackelinne Simões; a enfermeira da Qualidade e Segurança do Paciente, Juliana Braga Nunes e o administrador, Danilo Itaparica. Ao final, uma mesa redonda com profissionais da saúde debateu sobre 3 cases relacionados a assuntos pertinentes à visão pré-hospitalar, hospitalar, a visão, acadêmica e da instituição.
O provedor Eric Júnior comentou sobre o impacto da ação e do curso para os colaboradores da instituição. “Iniciativas como essas são de extrema importância para tornar a equipe da Santa Casa ainda mais capacitada, de modo a garantir a qualidade no atendimento e a segurança do paciente”, declarou.
De acordo Danilo Itaparica, administrador, a campanha foi de extrema importância, não só para a segurança do paciente, mas para a segurança da instituição e de todos os colaboradores. “É um sistema que veio para agregar valor e nos trazer a segurança como um todo. Foi maravilhoso fazer parte desse projeto quando falamos em segurança do paciente”, declarou.
Para ele, foi um momento em que se começou a desenvolver e colocar em prática toda a implantação do sistema gestão de qualidade, desde o mapeamento de processo, a gestão de risco, os indicadores, as politicas institucionais. “Finalizamos com a “tardezinha da qualidade” onde fizemos a avaliação de indicadores de desempenho e também a apresentação lúdica da gincana da qualidade”, completou.
Os colaboradores da Santa Casa participaram ativamente de todas as ações propostas e se disseram satisfeitos com a iniciativa da instituição em promover eventos que visam a melhoria na qualidade e segurança do paciente.Confira alguns dos depoimentos:
“Estamos disseminando por conta da semana da qualidade chamando os técnicos de enfermagem, os colaboradores da nutrição, da vigilância para estarem envolvidos na questão de estarem atentos aos pacientes por terem contato com os pacientes” – Samilla Seara, enfermeira da comissão de pele da Santa Casa
“O Abril Pela Segurança do Paciente foi importante porque nos levou a pensar e refletir sobre a nossa atitude e o nosso comportamento em prol do paciente, que é o nosso objetivo maior. E nós, enquanto profissionais, precisamos prezar pela segurança desse paciente e da nossa também” – Javé Rodrigues dos Santos, técnico de enfermagem do ambulatório pediátrico do Novaes
“Faz parte de um cuidado por parte da instituição para que a gente possa cada vez mais nos aperfeiçoar. Às vezes tem coisas que nos são passadas anteriormente e a gente esquece ou passam desapercebidas. Foi de suma importância assistir a palestra para aprimorar o meu trabalho. Eu gosto dessas oportunidades, dessas reuniões porque eu absorvo as informações” – Nailton Rodrigues Marques, auxiliar de serviços gerais do Novaes
“Eu acho que agora vamos ter uma visão diferente dos cuidados com os pacientes, vamos prestar mais atenção em relação à segurança, tanto do paciente, quanto de nós, colaboradores” – Camila de Moraes – enfermeira assistencial do CTI
“Achei importante porque é uma mudança que a gente está tendo que precisa ser seguida. Cada reunião que a Santa Casa promove é um esclarecimento pra seguir juntos e conseguir o objetivo” – Irene Nascimento, que trabalha no P.A do Calixto
“Achei de extrema importância porque a partir dessas informações a gente pode mudar nossas atitudes perante os pacientes que é o nosso foco” – Gerivânia de Souza Pereira, Assistente Social
“A gente tem que ter mais cuidado com a entrada e a saída das pessoas, sempre com identificação. É um trabalho que tem que ser feito na portaria pela segurança do paciente” – Kevin do Nascimento Passos, vigia da Santa Casa
“O seminário veio para enriquecer a qualidade nos serviços, pra gente que fica no setor de portaria, pois é um dos primeiros contatos do paciente com a instituição” – Samuel Ribeiro, vigia da Santa Casa
“Achei bastante pertinente para que todos tenham conhecimento realmente das metas de segurança do paciente e pela Santa Casa estar buscando essa disseminação. A sementinha foi plantada, mas para que tenha sucesso, êxito, o profissional tem que querer executar isso no ambiente de trabalho” – Erica Santos da Silva – enfermeira do Pavilhão Carlos Maron
“Como estou aqui há 08 meses, para mim o seminário foi bom porque vou poder me adaptar às mudanças da acreditação e vou entrar no padrão de qualidade que o hospital pede” – Felipe Nobre Vidal do setor de nutrição do Calixto
“Foi importante porque o treinamento abrangeu todos os colaboradores, todas as áreas do hospital, por todos estarem engajados na segurança do paciente e gente estar testando a assistência com segurança. Além disso, o seminário divulgou as metas da segurança do paciente e estimulou todo o corpo de colaboradores para trabalhar em prol desse propósito da Santa Casa” – Mariana Bonfim, enfermeira do CCIH Novaes
“Essa palestra foi muito importante. Uma questão que foi abordada que eu sempre faço, foi sobre a higienização das mãos. Lá na portaria a gente tem contato com muitas pessoas e temos de sempre fazer a assepsia. E também da parte com material perfuro cortante que devemos ter muito cuidado” – Marcos José dos Santos, a gente de portaria do Novaes
“Eu achei importantíssimo. Nós estamos em uma instituição de saúde em que a gente trata diretamente com o ser humano. Precisamos ter sensibilidade com o ser humano, ter compaixão e se colocar no lugar do outro, porque a partir do momento em que você entra no hospital você quer isso, o acolhimento. Eu espero que a gente siga isso à risca, de nos colocamos no lugar do outro, termos empatia. Tenho muita admiração pelos projetos da Santa Casa”- Juliana Guerra Araújo, auxiliar administrativo do setor de auditoria
“Sem dúvida o seminário falou em relação ao tratamento com o paciente e como nos lidamos com pessoas diariamente é importante termos conhecimento para poder saber lidar mais com as pessoas, como poder tratá-las e respeitá-las . Tudo o que foi abordado aqui se nós colocarmos em prática vai ser bom pra gente e pro setor e o andamento de todo o trabalho” – Danilo Bispo dos Santos, recepcionista do laboratório
“Essa palestra foi muito