Dia Mundial do Meio Ambiente: sustentabilidade no setor hospitalar da Santa Casa de Itabuna
Dia Mundial do Meio Ambiente: sustentabilidade no setor hospitalar da Santa Casa de Itabuna
Na semana do meio ambiente, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna reforça a importância da sustentabilidade em uma instituição hospitalar.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. O objetivo deste marco é chamar a atenção de todas as esferas da comunidade para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade.
Atualmente, há uma grande preocupação em torno do meio ambiente e, principalmente, dos impactos negativos da ação humana sobre o mesmo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os hospitais brasileiros são responsáveis por cerca de 10% do consumo nacional de toda energia comercial.
De acordo com o Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho da Santa Casa, Rolemberg C. Santos, além da questão de infraestrutura, o principal desafio de uma instituição hospitalar em busca de uma atuação sustentável é a conscientização de lideranças e equipes de que o comprometimento é imprescindível. “Com isso, a sustentabilidade ambiental definitivamente se tornou uma das missões da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna”, declarou.
Dentre as ações realizadas pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com o intuito de promover a sustentabilidade no ambiente hospitalar ele destaca o projeto de redução do consumo e reutilização de papel e a reciclagem de plástico, com conscientização do público interno quanto à adoção de atitudes que propiciem o uso sustentável do papel.
Outra iniciativa, é a segregação, coleta seletiva e destinação correta dos resíduos hospitalares onde o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da Instituição que está em funcionamento e conta com o apoio da Comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, composta por colaboradores de diversos setores, aptos a sanarem possíveis dúvidas acerca do descarte adequado.
Tem também o Projeto Reciclar, que objetiva a seleção, controle de pesagem e venda de material reciclável, com destaque para o papelão, vasos de soro não contaminados descartados e plástico branco.
Além disso, a instituição faz a reciclagem de cartuchos da marca HP, através de logística reversa, realização do Tratamento de Resíduos Hospitalares, garantindo total adequação à Legislação Ambiental e a Segurança em Saúde, mantida através do descarte correto de resíduos infectantes, com a coleta, tratamento e destinação final, através da empresa TRR, que cumpre a regulamentação normativa sobre o Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde.
Hoje, em especial, vamos simbolizar a data através do Projeto Plante Vida, que também integra as ações de sustentabilidade da Santa Casa, com a realização do plantio de mudas de árvores (da espécie Pau Brasil), doadas pela CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira no Hospital Manoel Novaes.