Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

DIA NACIONAL DO DOADOR: BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA DE ITABUNA RECEBE CARAVANAS

Dados do Ministério da Saúde mostram que menos 2% dos brasileiros doam sangue regularmente para procedimentos nas unidades hospitalares. Esse percentual está muito abaixo do índice indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ideal, que é média de 5% da população de um país. O baixo estoque de sangue dificulta uma série de procedimentos de média e alta complexidade.

Para conscientizar a população sobre a importância de doar para ajudar a salvar vidas, o Banco de Sangue promove uma série de ações no decorrer do ano e reforça as campanhas em datas especiais, como Dia Nacional do Doador (25 de novembro) e Dia Mundial do Doador (14 de junho). Uma das iniciativas é a Caravana Pela Vida, campanha promovida em parceria com lideranças e secretarias de saúde de municípios.

Outra ação permanente do Banco de Sangue de Itabuna são as palestras em igrejas, faculdades e hospitais, quando é ressaltada a necessidade do ato de solidariedade, tornar-se um doador e a importância de manter o estoque no nível considerado. “O doador é muito importante nesse processo para a manutenção de diversos tipos de procedimentos realizados nos hospitais”, destaca a diretora técnica do Banco de Sangue, a médica Regiana Quinto de Sousa.

WhatsApp Image 2022-11-23 at 13.31.16 (2)

Nesta semana nacional do doador de sangue, o Banco de Sangue intensificou a mobilização de caravanas realizadas em parceria com municípios do sul da Bahia. Na quarta-feira (23), por exemplo, a unidade recebeu um grupo com 25 voluntários de Itapitanga. “Há cinco anos que mantemos essa parceria para mobilizar a comunidade da nossa cidade e ajudar o Banco de Sangue”, ressalta Ronaldo Souza, da Associação Tabajara e vereador em Itapitanga.

O Banco de Sangue está recebendo mais duas caravanas neste final de semana. Nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador, a unidade recebeu uma caravana do município de Ibicuí. No sábado (26), será a vez dos voluntários da cidade de Buerarema.

IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO

A médica Regiana Quinto informa que, com uma doação de sangue, a pessoa pode ajudar a salvar a vida de quem se submete a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Ela afirma que em determinados períodos do ano, como dezembro e férias escolares, o número de doações registra queda significativa.

WhatsApp Image 2022-11-23 at 13.31.17

Regiana Quinto acrescenta que sangue também é indispensável para que pessoas com doenças crônicas graves possam viver por mais tempo e com mais qualidade. O sangue é fundamental para assegurar o atendimento adequado em situações de emergência ou calamidades.

Na segunda-feira (28), a partir das 9h, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, o Banco de Sangue entrega certificados aos parceiros nas ações desenvolvidas no decorrer do ano.

QUEM PODE DOAR

Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH), pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 16 a 69 anos, e estar saudável. No caso dos menores de 18 anos é necessário autorização formal do representante legal.

O Banco de Sangue funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho. O atendimento na unidade ocorre de segunda a sexta-feira das 7 às 17h (o serviço não fecha para almoço), e nos sábados das 7 às 12h. O telefone para contato com a unidade é o (73) 3214-9126.

Back To Top
Opções de privacidade