Diagnóstico precoce e tratamento especializado são esperança de vida para crianças com câncer
Marcada como Dia Internacional Contra o Câncer Infantil, 15 de fevereiro é uma data instituída para alertar a população sobre a necessidade de falar sobre câncer na infância. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), nos últimos 40 anos, em torno de 70% das crianças identificadas com câncer podem ser curadas, desde que diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. Ainda assim, o câncer segue como a principal causa de morte de crianças por doença, superada somente por acidentes e mortes violentas. Este ano, o Ministério da Saúde divulgou uma campanha informativa, em linguagem lúdica, com foco em sintomas e sinais que podem alertar pais e professores sobre a doença.
Sobre os principais sintomas relacionados aos tumores da infância, a campanha relaciona palidez, manchas roxas e dores na pele; caroços e inchaços sem dor e sem outros sinais de infecção; perda de peso ou febre inexplicada, tosse persistente ou falta de ar, e sudorese noturna; alterações oculares, aumento da barriga; dor de cabeça, náuseas, vômito, alterações da personalidade e do comportamento; dor em membros, dor óssea, inchaço sem traumas, entre outros.
Ainda segundo o INCA, o câncer infantil afeta com mais frequência as células do sangue, o sistema nervoso e os tecidos de sustentação. Os principais tipos de câncer que atingem crianças e adolescentes são as leucemias (câncer da medula óssea e do sangue), os tumores cerebrais e do sistema nervoso central e os linfomas (atingem o sistema linfático).
Em Itabuna, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna mantém, via Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), duas unidades de referência para tratamento em Oncologia Pediátrica: a Enfermaria Oncológica no Hospital Manoel Novaes, destinada a pacientes com necessidade de internamento; e o Ambulatório de Onco-hematologia Pediátrica, situada em prédio anexo ao Hospital. Ambas Unidades criadas e mantidas em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc Sul Bahia).