Doação e panfletagem marcaram o Dia Mundial da Doação de Sangue
No dia 14/06, data em que se comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu vários grupos de doadores, entre eles, a Igreja Batista do Parque Florestal e alunos do CEEP.
De acordo com Adelson Bispo, coordenador de captação de doadores, o dia foi celebrado também com um trabalho interno feito pelas professoras sociais que acompanham os pacientes internados, onde foi realizada uma panfletagem nas dependências dos hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes, convidando os acompanhantes dos pacientes a doarem sangue. ”14 de junho é uma data especial para aquele que faz parte da corrente pela vida e o banco de sangue não poderia ficar de fora desse momento. Foi uma data instituída pela OMS no intuito de homenagear aquele que é peça fundamental no nosso processo, o doador”, declarou.
Ao todo, foram coletadas 140 bolsas de sangue, o que segundo o coordenador, contribuiu para reforçar o estoque do Banco de Sangue. “Recebemos diversos parceiros para abrilhantar essa data e a comemoração continuou até o sábado, com a presença da ‘Caravana pela Vida’, onde receberemos mais de 100 pessoas da cidade de Camacan”, destacou.
Uma das doadoras, foi a estudante Venária Amparo, de 20 anos, que doou sangue pela primeira vez e falou sobre a sua primeira experiência como doadora. “Eu vim porque está acontecendo uma gincana no colégio e isso me motivou, assim como motivou os outros alunos. Entre as tarefas, escolhemos a doação de sangue porque sabemos que esse ato pode salvar muitas vidas”, disse.
Lembrando que para doar sangue:
O candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 a 69 anos, ter boa saúde. Menores de 18 anos precisa do acompanhamento de um responsável, as mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e os homens podem doar a cada 60 dias.
Os interessados devem procurar o Banco de Sangue de Itabuna que fica localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej de Filho. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 as 17 horas, lembrando que não fecha para almoço e nos sábados o funcionamento é das 7 ao meio dia. Em caso de dúvidas é só ligar para 73-3214-9126.