Eleição da CIPA movimenta as unidades do Calixto e do Novaes
Hoje (30) as unidades hospitalares da Santa Casa estão movimentadas por conta da eleição para presidente da Comissão Interna de prevenção de Acidentes – CIPA.
A votação começou às 07h da manhã e vai até as 19h. Ao todo, 17 colaboradores do Calixto e 15 do Novaes se candidataram ao cargo. De acordo com o SESMT, a votação deve atingir mais de 50% do número efetivo de colaboradores.
Alguns dos nossos colaboradores, como Conceição Nascimento, Andréa Bomfim, Matheus Santos e Thaine Dantas (Calixto), Yasmin Vieira Santos, Italla de Sousa Silva, Patrícia Vilas Boas e Rita de Cássia Santana (Novaes), já compareceram esta manhã ao local para votar em seus candidatos.
Para a enfermeira do trabalho, Sara Lemos, que está como mesária , “é de suma importância para qualquer empresa, formar uma comissão que vise os cuidados e a prevenção de acidentes no local de trabalho”.
Toda empresa tem como norma prevista em lei, através do Ministério do Trabalho que seja constituída uma CIPA. A eleição é feita anualmente.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e auxiliar o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
A diferença principal entre esses dois órgãos internos da empresa consiste no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é uma comitê partidário constituída por empregados normalmente leigos em prevenção de acidentes.