Emoção marca celebração em homenagem às Irmãs Religiosas e Auxiliadoras da Santa casa de Itabuna
A Catedral de São José foi palco de uma linda homenagem em celebração aos 80 anos da chegada da Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena e dos 10 anos das Irmãs Auxiliadoras na Santa Casa de Itabuna. A Missa em Ação de Graças que acorreu no último sábado (18), foi concelebrada pelo Bispo Emérito de Itabuna Dom Ceslau Stanula, Monsenhor Moisés, Padre Nicolau e Padre Gilvan e contou com a presença do Provedor da Santa Casa Eric Junior.
O Bispo que é conhecedor da história das irmãs fez um breve histórico da história delas na Santa Casa, ressaltando a importância do trabalho das irmãs para àqueles que mais precisam. “Quando chegaram na Santa Casa as Irmãs eram enfermeiras, acompanhantes e as vezes até médicas desses pacientes. Há oitenta anos, o serviço de saúde era bem diferente. Hoje elas permanecem na instituição visitando os enfermos e realizando ações em prol dos mais necessitados”, disse o bispo.
Como parte das homenagens, uma galeria com o Nome da Irmã Zélia Pinto foi inaugurada e um emocionante depoimento foi enviado por irmã Zélia levando as Auxiliadoras às lágrimas.
A Médica e Coordenadora das Irmãs Auxiliadoras Mércia Margotto emocionou a todos quando lembrou das pessoas que fizeram parte da história das irmãs na Santa Casa. “Muitas pessoas já não estão mais aqui, mas o legado deixado na Santa Casa sempre será lembrado com carinho e gratidão. Citar os nomes seria de certa forma poder cair do erro de deixar alguns de fora por isso em nome da Irmãs Auxiliadoras agradeço a todos que direta ou indiretamente estiveram conosco na busca constante pelo exercício do fazer o bem”, ressaltou DrªMércia.
O Provedor Eric Junior agradeceu às irmãs pelos serviços prestados a instituição. “Gratidão! Essa é a melhor palavra para descrever o que a Santa Casa tem por vocês que sempre estão buscando uma forma de ajudar a instituição. O trabalho de vocês foi, e ainda é, muito importante para nós da Santa Casa e principalmente para nossos pacientes”, disse emocionado o provedor.