EQUIPE DE ENFERMAGEM DA HEMODIÁLISE DA SANTA CASA DE ITABUNA RECEBE MAIS UM TREINAMENTO
A equipe de enfermagem da unidade de hemodiálise da Santa Casa de Itabuna passou por um treinamento abrangente focado no processo de reuso e nos cuidados essenciais no processo de desinfecção das máquinas de hemodiálise. Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da instituição para aprimorar os padrões de segurança e qualidade no tratamento de pacientes renais. O treinamento, ministrado pela enfermeira nefrologista, Fabiana Lira, da Nipron Medical, empresa fornecedora das máquinas, abordou os protocolos mais recentes em reuso de hemodiálise, destacando a importância da higienização meticulosa das máquinas entre cada sessão de tratamento.
Os enfermeiros e técnicos da unidade referência na região, foram instruídos sobre a seleção e aplicação adequada de agentes desinfetantes, bem como sobre a manutenção preventiva das máquinas para garantir seu funcionamento ideal.“Estamos comprometidos em fornecer um ambiente seguro e livre de riscos para nossos pacientes que dependem da hemodiálise como parte crucial de seu tratamento”, afirmou a gerente de enfermagem da Santa Casa de Itabuna, Ana Paula Carqueija.
Além disso, o treinamento enfatiza a importância da vigilância constante durante todo o processo de tratamento, desde a preparação do paciente até a conclusão da sessão de hemodiálise. Os profissionais de enfermagem foram capacitados para identificar sinais de contaminação ou mau funcionamento das máquinas, garantindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer eventualidade. “Com a conclusão deste treinamento, a equipe de enfermagem da hemodiálise da Santa Casa de Itabuna está mais preparada do que nunca para enfrentar os desafios associados ao tratamento de pacientes renais. Esta iniciativa reflete o compromisso da instituição em fornecer cuidados de saúde de excelência e promover o bem-estar de seus pacientes”, concluiu Ana Paula Carqueija.
O Serviço
O Centro de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna presta serviços em nefrologia à população do município de Itabuna e de outros 120 circunvizinhos realizando hemodiálise, diálise peritoneal (CAPD e DPA) para pacientes com insuficiência renal em estágio avançado ou pacientes críticos internados nas UTI’s do Hospital Calixto Midlej Filho e Transplante Renal doador vivo e falecido.
Criado há 48 anos, ele é o único Serviço do Estado que realiza todas as modalidades de tratamento para a insuficiência renal crônica e aguda. O Centro tem como responsável técnico o médico Nefrologista Dr. Rodolfo Antônio Nascimento, contando ao total com 70 funcionários.
O atendimento nefrológico consiste na avaliação de clientes internados nos hospitais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com intercorrências nefrológicas, mediante solicitação de médicos do corpo clínico, e no acompanhamento dos pacientes do Programa de Diálise e internados para tratamento de intercorrências, assistência aos transplantados de rim ambulatoriais e internados.