EQUIPE DESFIBRILAÇÃO PROMOVE AÇÃO NA GINCANA DA QUALIDADE DA SANTA CASA DE ITABUNA
A Equipe Desfibrilação promoveu, no sábado (19), no Hospital Manoel Novaes, uma das provas da II Gincana realizada pelo Escritório de Qualidade e Segurança do Paciente (EIOSP) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). A ação teve como objetivo assegurar a continuidade de processos e promover orientações de boa práticas para assistência segura e qualificada.
A Gincana da EIOSP visa o desenvolvimento de técnicas, de forma lúdica; troca de experiências, socialização institucional intersetorial, integração e aprendizagem de forma dinâmica. A prova de sábado foi realizada com apoio da empresa Juka Kids. Representando time crítico institucional, a Equipe de Desfibrilação realizou a prova com o tema “Identificação Segura”, primeira meta instituída política de segurança do paciente por meio da portaria 259 da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A ação é o ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança nas unidades hospitalares da SCMI, onde o processo deve ser capaz de identificar corretamente o paciente, deixando bem claro ser a pessoal a qual se destina o serviço.
Os componentes da Equipe Desfibrilação destacaram que a mensuração de indicadores internos é de extrema importância para assegurar o processo de melhorias contínua. Eles acrescentaram que o paciente e a família devem ser empoderados e estimulados a pesquisar e participar ativamente durante todo processo hospitalização.