Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Farmacêutico: conheça algumas das suas muitas atribuições

Ser farmacêutico não é uma tarefa tão simples como muitos imaginam. Contudo, é uma profissão que dá a possibilidade de atuar de maneira ampla na área de saúde. E contemplar esse universo que inclui diversas competências é um desafio diário para profissionais como Andréa Dias Bomfim, Larissa Santos Muniz e Alanda Silva.

Ambas são farmacêuticas e têm em comum, além da profissão, o empenho e a dedicação ao trabalho que realizam dentro da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Atualmente, a instituição conta com 10 profissionais em sua equipe, sendo 06, de produção e 04, de oncologia.

Andréa é a farmacêutica responsável pelo Hospital Calixto Midlej Filho, com 13 anos de atuação, sendo 11 deles, dedicados à nossa instituição. “O farmacêutico é o profissional responsável por toda a cadeia produtiva do medicamento, desde a produção industrial até o paciente consumidor final, assegurando assim o uso seguro, racional e efetivo dos medicamentos”, explica.

Larissa, responsável pelo Hospital Manoel Novaes, está na área há 15 anos e 14 na Santa Casa. Ela comenta que o farmacêutico é habilitado para atuar em diversas áreas, a exemplo de hospitais, indústria farmacêutica, laboratórios de análises clínicas, estética, indústria de alimentos, serviço de oncologia e drogarias. Além dessas, a área de Ensino e Pesquisa também faz parte das muitas possibilidades desta profissão.

Já Alanda, atua no setor de quimioterapia destaca que, embora seja uma farmacêutica da produção, para atuar na oncologia é preciso ter uma especialização em farmácia oncológica. “Aqui nós temos algumas atribuições a mais, fazemos a parte de farmácia clínica e a manipulação de antineoplásicos”, cita.

Larissa conta que a rotina diária de trabalho inclui coordenar, organizar e supervisionar as atividades da farmácia, controlar a dispensação, armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticos prezando a qualidade de atendimento ao cliente, bem como prestar informações sobre o uso e a composição dos medicamentos. “O nosso objetivo é garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos nesta instituição”, declara.

Andréa diz que o farmacêutico de produção assegura o abastecimento, a dispensação, o acesso, o controle, a rastreabilidade e o uso racional de medicamentos e de correlatos hospitalares.“Somos indispensáveis no âmbito hospitalar, seja na produção, na oncológica e na clínica, garantimos o uso racional de medicamentos e dos correlatos, realizando a assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, contribuindo na segurança dos pacientes, além de participar efetivamente de uma equipe multiprofissional”, completa.

Como se pode ver, o papel do farmacêutico é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente dentro de uma instituição de tamanha complexidade, como a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Parabéns a todos os nossos profissionais pelo seu dia!!

 WhatsApp Image 2020-01-20 at 16.41.24 WhatsApp Image 2020-01-20 at 16.42.45 farmaceuticas recortada

Alanda

Back To Top
Opções de privacidade