Férias: bom momento para fazer um check up!
Durante as férias é muito comum as pessoas se programarem para atividades de lazer e descanso que incluem passeios, viagens, praias, piscina, entre outras para relaxar. Mas, é também, o período no qual acabamos saindo da rotina e deixando de lado hábitos simples do dia a dia que nos ajudam a manter a saúde em dia, como a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Reservar um tempo para fazer um check up é uma forma de cuidar e prevenir problemas futuros de saúde. Vale lembrar, que nem todas as pessoas têm necessariamente que passar por uma bateria de exames. Segundo a Dra. Lívia Maria Bonfim, especialista em cirurgia geral da Santa Casa de Itabuna, apenas as que apresentam alguma queixa ou possuem histórico familiar de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças do coração para saber se está tudo dentro da normalidade. “Se a pessoa está se sentindo bem não há necessidade de fazer check up”, explica.
A médica comenta que em alguns casos, é importante passar por uma avaliação mais específica, a saber:
Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer o preventivo ginecológico. É de suma importância, o exame clínico da mama. No caso de mulheres que possuem histórico de câncer de mama na família, o ideal é fazer a partir dos 35 anos. “O papanicolau é capaz de detectar doenças como, miomas e outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários, como o câncer,”diz.
As adolescentes que estão em na idade fértil, ou seja, quando passam a menstruar também precisam ter o acompanhamento de um especialista na área. O exame preventivo normalmente é feito uma vez ao ano. A depender da necessidade, o médico pode solicitar também a ultrassonografia transvaginal.
Outro problema muito comum em mulheres a partir dos 30 anos são os distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. “A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH”,fala.
No caso dos homens, a partir dos 40 anos, o exame PSA(antígeno prostático específico) é o mais indicado, sendo bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e deve levar em o histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.
Para quem tem diabetes é preciso o acompanhamento de um médico endocrinologista. É o médico quem vai determinar a periodicidade das visitas ao consultório. Pessoas com casos de diabetes na família é importante fazer um trabalho de prevenção. “O diagnóstico precoce do diabetes é importante não só para prevenção das complicações agudas já descritas, como também para a prevenção de complicações crônicas”, conta.
Para quem possui doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão, doença cardiovascular crônica é importante a visita regular ao cardiologista ou cirurgião vascular para acompanhar e controlar o problema. “O eletrocardiograma, o teste ergométrico que é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, são exames que podem ser solicitados pelo médico.
No mais, adotar um estilo de vida mais saudável, praticar atividades físicas regularmente são cuidados que nos ajudam a manter a saúde em dia, garantindo assim mais qualidade de vida e longevidade. Afinal de contas, ter saúde e energia para curtir as férias é o que todo mundo deseja!