FESFBA celebra 30 anos agradecendo aos associados e parceiros
Com uma caminhada marcada por muitas lutas e dificuldades, mas também muitas vitórias e conquistas, frutos da união e cooperação dos associados”, a Federação das Santas Casas de Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), completou 30 anos, como destacou seu presidente, Mauricio Dias.O importante marco foi celebrado sexta-feira, no Cerimonial Rainha Leonor, no Conjunto da Pupileira, que integra a Santa Casa da Bahia, a mais antiga entidade filantrópica da Bahia- a segunda do Brasil – fundada em 1549.
O presidente da FESFBA reuniu para a celebração os atuais 45 associados e todos os que ajudaram a construir a história da Federação. A crise que atinge o setor e se agudizou , a partir da criação do SUS , contribuiu para o encolhimento do importante segmento que chegou a reunir cem entidades na Bahia .
Mas a redução não diminuiu a importância dos filantrópicos. E isso ficou claro na saudação do presidente da FESFBA. ”A maturidade Santas Casas e Filantrópicos enche-nos de orgulho porque a tradição materializada nos belos prédios seculares de rica arquitetura, associa – se à preservação do espírito de servir ao próximo, mas sempre antenadas com os avanços. Seja na gestão ou na modernização de suas instalações e do seu parque tecnológico, mesmo com a crise que o setor enfrenta”
EMOÇÃO
Mauricio Dias agradeceu aos associados, às representações políticas e setoriais, parceiros da imprensa, gestores do SUS, profissionais de saúde, conselhos de classe, colaboradores e à população, que contribuíram para garantir a sobrevivência da FESFBA.
O agradecimento aos associados começou com na abertura da solenidade com a execução do Hino Nacional, acompanhado por um vídeo com imagens de todas as instituições que formam a FESFBA, por ordem de fundação .Foi um momento de muita emoção. Depois, outro vídeo com passagens de celebrações, lutas, realizações e parcerias da FESFBA durante três décadas.
Foram muitos agradecimentos durante a comemoração das Bodas de Pérola da FESFBA, que homenageou a primeira dama do Estado da Bahia e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto.Ela recebeu a mais alta honraria da FESFBA a Medalha da Ordem do Mérito Rainha Leonor, instituída em 2007, na celebração dos 20 anos da Federação, traduzindo o reconhecimento ao trabalho de Aline Peixoto, de mobilização para captação de recursos destinados a entidades filantrópicas.