Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

FUNCEPES recebeu homenagem do “Núcleo Aprendendo Down”

A Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos – Funcepes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi uma das homenageadas no dia 08/112019 pelo “Núcleo de Informação, Estudo e Pesquisa Formação Aprendendo Down”, que expressou o reconhecimento a muitos que fazem parte dessa história, quando a Inclusão é palavra de ordem.

O evento, que aconteceu na AABB de Itabuna comemorou os 20 anos de existência do Núcleo, que integra o Programa de Educação Continuada da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e desenvolve ações com o objetivo de incluir as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências na sociedade, tendo como instrumento a Educação, fazendo valer o direito a pertencer, sendo fonte de inspiração Mariana Kalil Mangabeira, uma jovem com Down e Autista.

A enfermeira Patrícia Betyar, membro da diretoria representou a Fundação recebendo a placa, que traduziu o reconhecimento. Célia Kalil, médica nefrologista da Santa Casa e coordenadora do Núcleo, falou do apreço que tem pelo FUNCEPES, já tendo sido anteriormente Presidente. “O Centro de Estudos é um ícone e abre as portas através do conhecimento, a única forma de neutralizar o preconceito. Foi criado pela equipe da saúde, ajudando várias gerações, possibilitando o aprendizado. Sou fã, enfatizou ela.”

A médica também destacou que a FUNCEPES sempre foi parceira do Núcleo Aprendendo Down. “Ele se distingue como falou, por não ter caráter assistencialista, mas através da educação empoderar as pessoas, independente das suas diferenças. Foram inúmeras palestras, inúmeros profissionais, muitas alegrias e comemorações em que tivemos o Centro de Estudos ao nosso lado”, concluiu.

Ao longo de 20 anos, o Núcleo Aprendendo Down tem feito a diferença na vida de muitas pessoas com Down, outras deficiências e suas famílias, levando informações e orientações quanto à saúde e educação, lazer, ressaltando a importância do encaminhamento para os serviços especializados (fisioterapia, fonoaudiologia, cardiologia, odontologia). As oficinas de arte funcionam semanalmente com aulas de pintura em tecido, dança, capoeira, atividades lúdicas e recreativas.

Foi um momento de grande emoção quando mais de 400 pessoas compareceram ao evento, dentre elas, o Presidente da Federação Brasileira da Síndrome de Down, que veio de S. Paulo, representantes da mídia e os gestores da UESC. Viva as diferenças e viva a inclusão!

Confira as fotos na nossa galeria: https://scmi.com.br/galeria/funcepes-recebeu-homenagem-do-nucleo-aprendendo-down/

 

Back To Top
Opções de privacidade