Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Funcionários Participam de Palestra sobre Disfagia

Na manhã de hoje profissionais de diversos setores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram da palestra  “ Disfagia, Xerostomia e Importância da Hidratação”. O tema que é de bastante relevância para os profissionais da saúde, pois é bastante comum  nos quadros clínicos de pacientes idosos e de pacientes que são submetidos a cirurgias de coluna, acamados ou até mesmo aqueles que precisam da ajuda de respiradores bucais ou que fazem  uso de determinadas medicações.

Na ocasião, a palestrante e assessora técnica da Nestlé HealthScience, Eva Borges tratou de pontos importantes que podem auxiliar  no tratamento de  pacientes que passam a apresentar o quadro de  disfagia doença que atinge 8 em cada 10 pacientes com doenças de Parkinson   e que atinge 1/3 a 2/3  dos pacientes vítimas do Acidente Vascular Cerebral (AVC)  . “ Muitos comportamentos rítmicos ou repetitivos são ignorados até se tornarem problemáticos, como por exemplo, a respiração, a mastigação e a deglutição. No entanto, quando há um problema em uma dessas funções, ele pode ter um sério impacto sobre a qualidade de vida das pessoas.   A Nestlé Health Science está ativamente envolvida na pesquisa e no desenvolvimento de soluções nutricionais para auxiliar nas situações clínicas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, declarou Eva Borges.

Xerostomia X Disfagia

A xerostomia (também conhecida como boca seca ou secura da boca) é um sintoma relacionado à falta de saliva.A xerostomia pode causar dificuldade em falar e comer. Também pode levar à halitose (mau hálito) e aumento dramático de cáries dentárias, já que o efeito de proteção da saliva não está presente, e também pode fazer com que a mucosa da boca se torne mais vulnerável a infecções.

Já a  disfagia, é  definida como dificuldade de deglutição ou a sensação de uma obstrução ao engolir, é um problema muito sério. A disfagia pode ser causada por doenças ou danos ao sistema nervoso, espasmos dos músculos do esôfago ou outros distúrbios que bloqueiam fisicamente o esôfago ou causam seu estreitamento.*1 A produção prejudicada de saliva, ou a boca seca, também pode piorar a disfagia. 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”183″ override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”280″ thumbnail_height=”260″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”3″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” template=”/home4/scmicomb/public_html/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”] 

Back To Top
Opções de privacidade