Hipertensão: saiba mais sobre a doença, os perigos e as formas de prevenção
Muito conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. De acordo com o Dr. Décio Cardoso, médico cardiologista da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o problema ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 130/90 mmHg (ou 13 por 9).
Com isso, o coração passa a fazer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. O médico comenta que a doença é um dos principais fatores de risco para acidente vascular cerebral, enfarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
O médico diz que o estilo de vida do indivíduo também influência na causa da doença.” O consumo de bebidas alcoólicas e o fumo, a obesidade, o estresse, o consumo de sal em excesso, o colesterol alto e a falta de atividade física são fatores de risco para a doença”, diz. Contudo, ele destaca que a genética é o fator mais importante.
A hipertensão é uma doença silenciosa e geralmente os sintomas só aparecem quando a pressão sobe muito. “A pessoa pode sentir dor de cabeça, dores no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal”, cita. Embora a pressão alta não tenha cura, tem tratamento e pode ser controlada. Nesse caso, o médico é quem vai determinar como será tratado cada paciente.
Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão e as pessoas acima de 20 anos de idade já podem medir a pressão ao menos uma vez por ano. “Pessoas com pressão alta na família, o indicado é aferir, pelo menos, duas vezes por ano”, completa.
No caso de mulheres grávidas, podem ocorrer alterações hipertensivas que estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. “A hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna”, alerta.
Algumas dicas do médico para prevenir a pressão alta:
-Adotar um estilo de vida saudável com peso adequado, alimentação mais saudável, usar o sal utilizando outros temperos que realcem sabor dos alimentos;
-Praticar atividade física regular, evitar o fumo e o consumo de álcool;
-Controlar o diabetes;
Vale destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.