Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Homenagens e emoções marcam os 20 anos da UTI Neonatal do Manoel Novaes

Uma cerimônia, na manhã desta quinta-feira (19), para celebrar os 20 anos de implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi marcada por muitas emoções e recordações de funcionários que há anos atuam no Hospital Manoel Novaes (HMN). Por causa da pandemia, as comemorações foram restritas, com a participação de funcionários e poucos pacientes da unidade hospitalar.

uti neoA cerimônia foi aberta com uma benção religiosa, seguida de apresentação do coral da Santa Casa de Misericórdia. Logo depois foram iniciadas as homenagens aos profissionais, os que atuam e os que trabalharam na unidade. Entre os homenageados está a médica pediatra Maria Conceição Benigno (in memorian), que contribuiu para a implantação de diversos projetos, contribuindo inclusive para o HMN conquistar, na década de 90, o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef).

Fabiane e Benigno 2Conceição Benigno faleceu em 2012. Foi o irmão dela, Rimarque Benigno quem compareceu à cerimônia, representando a família, para receber uma placa pelos relevantes serviços prestados pela médica ao HMN, especialmente, pela atuação na UTI Neonatal. “Ela teve um papel fundamental na nossa UTI. Por isso, o nosso reconhecimento e gratidão”, destacou a diretora médica do HMN, Fabiane Chávez, ao entregar a placa a Rimarque.

JAIME NASCIMENTO

Jaime e FabianeOutro homenageado foi o médico Jaime Nascimento, que está há mais de 30 anos no Hospital Manoel Novaes. Ele foi um dos idealizadores da UTI Neonatal. “Estou muito honrado com essa homenagem. A máscara que uso agora ajuda a esconder a emoção que estou sentindo. Sinto-me muito feliz com esse ato. Muito obrigado a todos”, discursou, sendo muito aplaudido.

A UTI Neonatal faz uma média de 920 internamentos por ano. Em 20 anos de existência já realizou 18.400 atendimentos. “Somos responsáveis pelo atendimento infantil numa região que tem mais de 2 milhões de pessoas. E mais: 90% dos nossos pacientes são do Sistema Único de Saúde (UTI). Isso comprova que somos uma unidade de utilidade pública”, afirma.

A UTI Neonatal do HMN é responsável pelo atendimento a pacientes de cirurgia pediátrica e neurocirurgia, que são aqueles em situação mais complexa. São poucas regiões no estado que contam com esses serviços de alta complexidade. A unidade possui 36 leitos, sendo que 21 para pacientes de alto risco, 12 intermediários e três na unidade Canguru.

Back To Top
Opções de privacidade