Homenagens e emoções marcam os 20 anos da UTI Neonatal do Manoel Novaes
Uma cerimônia, na manhã desta quinta-feira (19), para celebrar os 20 anos de implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi marcada por muitas emoções e recordações de funcionários que há anos atuam no Hospital Manoel Novaes (HMN). Por causa da pandemia, as comemorações foram restritas, com a participação de funcionários e poucos pacientes da unidade hospitalar.
A cerimônia foi aberta com uma benção religiosa, seguida de apresentação do coral da Santa Casa de Misericórdia. Logo depois foram iniciadas as homenagens aos profissionais, os que atuam e os que trabalharam na unidade. Entre os homenageados está a médica pediatra Maria Conceição Benigno (in memorian), que contribuiu para a implantação de diversos projetos, contribuindo inclusive para o HMN conquistar, na década de 90, o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef).
Conceição Benigno faleceu em 2012. Foi o irmão dela, Rimarque Benigno quem compareceu à cerimônia, representando a família, para receber uma placa pelos relevantes serviços prestados pela médica ao HMN, especialmente, pela atuação na UTI Neonatal. “Ela teve um papel fundamental na nossa UTI. Por isso, o nosso reconhecimento e gratidão”, destacou a diretora médica do HMN, Fabiane Chávez, ao entregar a placa a Rimarque.
JAIME NASCIMENTO
Outro homenageado foi o médico Jaime Nascimento, que está há mais de 30 anos no Hospital Manoel Novaes. Ele foi um dos idealizadores da UTI Neonatal. “Estou muito honrado com essa homenagem. A máscara que uso agora ajuda a esconder a emoção que estou sentindo. Sinto-me muito feliz com esse ato. Muito obrigado a todos”, discursou, sendo muito aplaudido.
A UTI Neonatal faz uma média de 920 internamentos por ano. Em 20 anos de existência já realizou 18.400 atendimentos. “Somos responsáveis pelo atendimento infantil numa região que tem mais de 2 milhões de pessoas. E mais: 90% dos nossos pacientes são do Sistema Único de Saúde (UTI). Isso comprova que somos uma unidade de utilidade pública”, afirma.
A UTI Neonatal do HMN é responsável pelo atendimento a pacientes de cirurgia pediátrica e neurocirurgia, que são aqueles em situação mais complexa. São poucas regiões no estado que contam com esses serviços de alta complexidade. A unidade possui 36 leitos, sendo que 21 para pacientes de alto risco, 12 intermediários e três na unidade Canguru.