HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 100 ANOS
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu, nesta quinta-feira (8), cerimônia pela passagem dos 100 anos do Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), que foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 por um grupo de religiosos e fazendeiros do município do sul da Bahia. O evento foi aberto com apresentação do Coral da SCMI e, na sequência, a benção do monsenhor Nicolau Klak, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
A cerimônia prosseguiu com participação da diretora técnica do HCMF, Maria Carolina Reis, que falou sobre a importância da unidade hospitalar de referência em diversas especialidades e que diariamente ajuda a salvar vidas. A médica destacou que o hospital é referência para o tratamento de doenças renais, sendo o único serviço da microrregião da hemodiálise para pacientes crônicos, agudos e diálise peritoneal.
Já o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, disse que o prédio e os equipamentos são importantes, mas os serviços no HCMF não funcionariam sem a dedicação dos profissionais. “São pessoas que cuidam dos pacientes internados como se fossem seus próprios familiares. Os nossos profissionais trabalham com muito amor ao próximo”, afirmou.
O Hospital Calixto Midlej Filho é um dos primeiros estabelecimentos com estrutura para atendimento de média e alta complexidade no interior da Bahia. Com 176 leitos ativos atualmente, a unidade é referência em Neurocirurgia, Cardiologia, Oncologia, Nefrologia e Ortopedia, dentre outras especialidades.
Recentemente, o HMF foi reconhecido com o Selo de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Nível 1. A unidade centenária entrou para um seleto grupo de hospitais brasileiros com a certificação de qualidade. A cerimônia de hoje reuniu membros da provedoria e profissionais de todos os setores do hospital.