HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO DISSEMINA POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
Com objetivo de proteger a saúde do trabalhador e disseminar a política de gerenciamento de resíduos adotada pela Santa Casa de Itabuna para coleta, transporte interno e destinação correta do lixo hospitalar, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com Central de Material Esterilizados (CME) e Coordenação do Centro Cirúrgico, promoveu mais uma série de palestras para os profissionais do Hospital Calixto Midlej Filho. O evento foi realizado no último dia 25, no auditório da unidade hospitalar.
As ações para disseminação da política de gerenciamento de resíduo visam aumentar o nível de segurança dos funcionários, usuários e pacientes, assegurar adequada segregação dos resíduos e otimizar os recursos na coleta e transporte dos resíduos. “Estamos sempre buscando deixar os profissionais, principalmente os que fazem o manuseio dos resíduos, em alerta para a importância de seguir as orientações e evitar acidentes”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho e Ambiental, Rolemberg Clementino.
As palestras para os profissionais foram sobre: “Gerenciamento de Resíduos e Biossegurança”, “Medidas Preventivas de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde”, “Deveres do Instrumentador” e “Rotina de entrada e saída de materiais no ambiente hospitalar”. Além de Rolemberg Clementino, os temas foram abordados pelo técnico de Segurança no Trabalho José Felipe de Oliveira e os enfermeiros Priscilla Alonso (CME), e Saulo Oliveira Nascimento, coordenador do Centro Cirúrgico.
Clementino observa que, além das ações para preservar a saúde do trabalhador, existe a preocupação com a proteção ao meio ambiente. “A orientação é constante, principalmente, com objetos perfurocortantes, que representam grande risco de contaminação e de acidentes. Por isso, pensamos não só na saída desse material da nossa unidade, mas também sobre o processo de identificação para facilitar o trabalho de descarte correto”, afirma.