HOSPITAL MANOEL NOVAES É SELECIONADO PARA PROJETO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para o “Projeto Lean nas Emergências”. Desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde-Proadi/SUS, o projeto visa melhorar a qualidade do serviço ofertado e diminuir a superlotação nas emergências dos hospitais públicos e filantrópicos.
“Projeto Lean nas Emergências” é desenvolvido de forma colaborativa com hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês, por meio do Proadi/SUS. O Hospital Manoel Novaes é acompanhado por consultores do Beneficência Portuguesa, que nesta quinta-feira (12) estiveram em Itabuna para falar sobre os objetivos e o que deve ser feito para melhorar a eficiência e eficácia no atendimento prestado ao usuário.
O médico Abner Araújo Júnior, um dos consultores do Beneficência Portuguesa, explica que o projeto será desenvolvido por um período de um ano, trazendo conceitos da Ferramenta Lean, que busca entender melhor os caminhos percorridos pelos profissionais e usuários dos serviços ofertados. Os consultores farão uma visita mensal e reuniões remotas quinzenais.
DESENVOLVIMENTO DE AÇÃO
O desenvolvimento do plano de ação e os indicadores do projeto serão acompanhados remotamente pelos consultores. “Existem indicadores que o hospital terá de reportar diariamente. Há ainda aqueles indicadores que serão informados mensalmente, trimestralmente e semestralmente. Vamos acompanhar para verificar o desempenho do hospital”, detalha Abner Araújo.
O Projeto Lean traz cultura e ferramentas para processos do hospital visando diminuir superlotação. Para isso, busca-se a eficiência dos leitos e taxa e indicadores da unidade, como redução de mortalidade, tempo médio de permanência, possibilitando maior rotatividade.
Os principais objetivos do Projeto Lean nas Emergências é reduzir o tempo de espera no atendimento na porta de emergência e agilidade na busca por leito, aumento no giro de leitos e melhoria na qualidade de serviço ofertado ao usuário. “São objetivos que já estamos trabalhando para melhorar. Com a assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa, avançaremos mais rápido em vários processos”, afirma Fabiane Chávez, diretora médica do Hospital Manoel Novaes.