HOSPITAL MANOEL NOVAES EM ITABUNA PARTICIPA DE PROGRAMA NACIONAL DO SUS
A Santa Casa de Itabuna está participando do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), iniciativa do Ministério da Saúde. No Hospital Materno-infantil Manoel Novaes é desenvolvido o Projeto Saúde em Nossas Mãos, voltado para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Saúde em Nossas Mãos visa a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde e ao número de óbitos. O projeto prevê a redução de 50% das infecções da corrente sanguínea pelo uso de cateter, pneumonia associada à ventilação mecânica e as infecções urinárias associadas ao uso de sonda vesical. O HMN está participando do projeto com a UTI Pediátrica, na categoria linha assistencial.
O Manoel Novaes também faz parte do Projeto Custeio de UTI, que busca mensurar o custo de cada paciente ao serviço público de saúde e o valor investido no tratamento do internado que adquire uma das três infecções listadas. “O projeto mostra como podemos reduzir os gastos evitando que o paciente contraia infecção. O objetivo principal é a melhoraria da assistência ao paciente”, explica a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, a médica Fabiane Chávez.
O Projeto Custeio de UTI avalia todas as planilhas de custeio das unidades hospitalares para saber exatamente qual o custo do paciente e como esse custo pode ser reduzido. O projeto visa sempre a melhoria da assistência aos pacientes, principalmente àqueles em situação mais grave.
VISITA DO ALBERT EINSTEIN
Na última quinta-feira (6), uma equipe do Hospital Albert Einstein esteve no HMN para verificar de perto o andamento do Proadi-SUS, no que se refere ao custeio de UTI. Durante a execução dos projetos UTI Custeio e Saúde em Nossas Mãos, as unidades hospitalares beneficiadas com o programa têm a oportunidade de trocar experiência não só com os profissionais do Albert Einstein, mas também com o Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo.
O Beneficência Portuguesa faz o acompanhamento das ações relacionadas à assistência ao paciente. “Estamos contando com uma assessoria de luxo. Essa troca de experiência tem sido enriquecedora para os nossos profissionais. Representa um ganho muito importante para os nossos pacientes”, explica a médica Fabiane Chávez.
Neste mês de outubro, a médica e três profissionais da enfermagem do HMN estarão em Brasília, onde farão um curso para compreender melhor toda a dinâmica do Proadi-SUS no que se refere ao serviço nas UTIs. Os profissionais serão replicadores das técnicas e metodologias para os colegas na unidade hospitalar no sul da Bahia.
Além do Albert Einstein e Beneficência Portuguesa, o Proadi-SUS é desenvolvido, desde 2009, pelo Ministério da Saúde em parceria com o Moinho de Ventos, Alemão Osvaldo Cruz, Hcor-Hospital do Coração e Sírio-Libanês, que são unidades de referência no Brasil. De acordo com o MS, para o triênio 2021-2023, estão sendo selecionadas mais de 200 UTIs adultas e pediátricas de hospitais do SUS, que participarão de um ciclo de 24 meses ao longo do triênio.
O HMN também está participando do Proadi-SUS Tele UTI, com acompanhamento do Hospital Moinhos de Vento. O programa busca avaliar o impacto da telemedicina na melhoria da assistência pediátrica em todo o país. Vários pacientes do Manoel Novaes já foram beneficiados com o Tele UTI. Uma equipe do Moinhos de Vento visitará a unidade hospitalar, em Itabuna, nos dias 25 e 26 de novembro.
O outro hospital da Santa Casa de Itabuna participante dos projetos Saúde em Nossas Mãos e Custeio de UTI é o Calixto Midlej Filho. A unidade hospitalar também recebeu, na semana passada, visita dos profissionais do Albert Einstein.