Hospital Manoel Novaes mantém projeto “Visita de irmãos” na UTI Neonatal
A chegada de um novo membro familiar é cercada por muita expectativa, principalmente por parte dos irmãos que acompanham todo o processo gestacional alimentando o imaginário com muitos “porquês”. Quando o nascimento desse irmão é antecipado ou foge ao programado, típico da pré-maturidade, entra em ação a Psicologia da UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes com o projeto Visita de Irmão. Longe da busca por explicações do porque o irmãozinho ficou no Hospital, o projeto busca estabelecer vínculos e fortalecer laços.
A iniciativa nasceu na UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes, mas foi mesmo em 2015, com a psicóloga Thatyanna Rodrigues, que o projeto tomou corpo. De lá para cá as visitas dos irmãos passaram a ser assistidas e a seguirem algumas normas. Hoje elas acontecem quando solicitadas pelas mães e após o irmão visitante ser avaliado pela psicóloga.
“Buscamos entender quais são as expectativas construídas pela criança sobre aquele encontro, sempre usando elementos lúdicos e fotografias”, relatou a psicóloga Thatyanna. Após esta conversa, a criança é novamente consultada sobre o seu real desejo de ver o irmão, estando claro que o laço afetivo já foi estreitado, independente da visita se efetivar ou não.
Na prática, todas as visitas são acompanhadas pela psicóloga ou por uma enfermeira e acontecem após o horário de visitas de rotina. “A visita dos irmãos é uma importante ferramenta na construção dos vínculos familiares e faz parte de um projeto ainda maior que é a humanização do ambiente hospitalar”, declarou a coordenadora da UTI Neonatal, Luciana Nobre.
A UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes de Itabuna possui 21 leitos de alto risco e 12 intermediários. A unidade tem suporte de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas que se dedicam aos cuidados com os pacientes oriundos de vários municípios baianos.