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HOSPITAL MANOEL NOVAES PROMOVE AÇÕES SOBRE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

A Santa Casa de Itabuna promoveu mais um treinamento para aperfeiçoar o atendimento humanizado no Hospital Manoel Novaes (HMN), com temas que reforçam a Política Nacional de Humanização, Política Interna de Comunicação e a Lei Geral de Proteção de Dados, com ênfase no tratamento ao paciente, considerando a saúde como bem-estar biopsicossocial. Desta vez a ação envolveu os trabalhadores dos setores de enfermagem, recepção, centro cirúrgico, centro obstétrico, além de maqueiros.

No treinamento, houve troca de informações sobre as hard skills e a soft skills, que são as competências técnicas e competências comportamentais na atuação profissional, e orientações sobre as diretrizes da instituição, para assegurar a prestação dos serviços oferecidos, com padrão de qualidade.

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O treinamento foi realizado pela gerente de Gestão de Pessoas da SCMI, Eneila Cerqueira, em que foi ressaltado a importância de se capacitar diante dos desafios encontrados. Ela apresentou a plataforma de treinamentos online da SCMI, que amplia o alcance aos conteúdos relevantes para a atuação dos nossos profissionais, o acesso ao portal de sistema estratégico, com os Manuais, Políticas e Pop’s, criados para orientar fluxos, condutas e canais de comunicação para suporte.

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Foi ressaltado também a importância da ambiência, e que as mudanças com inserção de figuras nas recepções, portas, balcões têm a intenção de impactar em espaços mais saudáveis e acolhedores; além da discussão sobre o impacto da inclusão e acolhimento das diferenças nos processos de gestão e de cuidado.

A assistência humanizada envolve considerar não apenas o atendimento médico correto ao paciente, mas também as necessidades emocionais, sociais e psicológicas dele. Eneila Cerqueira, que é psicóloga, destacou que a humanização representa a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.

CRIAÇÃO DE VÍNCULOS SOLIDÁRIOS

A psicóloga reforçou que valorizar os sujeitos é oportunizar maior autonomia, ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, por meio da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e produção de saúde. Tudo isto envolve autoconhecimento, consciência social, habilidades de relacionamento, aliados às novas tecnologias.

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Para a coordenadora de Atendimento do Pronto Socorro do HMN, enfermeira Jamile Barreto, a assistência humanizada visa não apenas à cura física, mas também à melhoria da qualidade de vida dos pacientes e ao fortalecimento da relação de confiança entre pacientes e profissionais de saúde. Ela avalia que isso resulta em uma experiência mais positiva para os pacientes e contribui para melhores resultados de saúde.

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