IRMANDADE DA SANTA CASA DE ITABUNA PARTICIPA DA PROCISSÃO DO SENHOR MORTO
Dando continuidade aos ritos da Semana Santa, a Diocese de Itabuna, realizou por mais um ano, a Procissão do Senhor Morto. Por volta das 16h30 da ultima sexta-feira, com suas vestes cerimoniais e portando símbolos sagrados, os irmãos da Santa Casa de Itabuna caminharam em respeitoso silêncio pelas ruas da cidade, levando a imagem do Senhor Morto. Essa participação não apenas demonstra a conexão espiritual da Irmandade com a fé cristã, mas também ressalta o compromisso da instituição católica com a comunidade e com os valores de solidariedade e cuidado.
A participação da Irmandade da Santa Casa de Itabuna na Procissão do Senhor Morto é um momento de profunda devoção e reflexão para os membros dessa instituição centenária. Ao se juntarem à Procissão do Senhor Morto, os membros da Santa Casa expressam sua disposição em servir e em compartilhar o fardo das dificuldades e dores humanas, em consonância com os princípios de compaixão e caridade que regem sua missão.Além disso, a presença da Irmandade da Santa Casa na Procissão do Senhor Morto é um testemunho público de sua história e tradição, enraizadas na cidade de Itabuna há tantas gerações. “É um momento de união e comunhão, onde as diferenças são deixadas de lado em prol da vivência coletiva da fé e da devoção.Assim, a participação da Irmandade da Santa Casa de Itabuna na Procissão do Senhor Morto não apenas fortalece os laços espirituais entre seus membros, mas também reafirma seu compromisso com a comunidade e com os valores que norteiam sua atuação”, pontuou o provedor da SCMI Francisco Valdece.
A Procissão do Senhor Morto representa a morte de Jesus Cristo e o cortejo que os romanos lhe fizeram até ao sepulcro. Foi estabelecida, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações da Semana Santa, oriundo de tradições vindas de Jerusalém.