Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, uma missão de fé, caridade e devoção.

Elas levam uma vida em comunhão com Cristo e com os irmãos, e a quase oitenta anos, estão presentes na Santa Casa de Itabuna. Se dedicam aos cuidados com os enfermos, realizam trabalhos de catequese com funcionários e filhos de funcionários. Participam de ações importantes junto às Irmãs Auxiliadoras, como: o Chocolate Musical, Brechó Solidário e o Bazar das Irmãs Auxiliadoras, que visam arrecadar recursos para ajudar no cuidado de pacientes SUS nas unidades dos três hospitais: HCMF, HMN e HSL. Auxiliam ainda ao grupo de leigos Savinianos que realizam trabalhos nos albergues e áreas periféricas de Itabuna.

As primeiras Irmãs dos Podres de Santa Catarina de Sena que chegaram em Itabuna, vieram no ano de 1938, a pedido do Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, as quais mencionadas: Irmã Giovanna Isidori, Irmã Adalgisa Veloso, Irmã Beatriz Rodrigues, Irmã Adelina Rodrigues de Oliveira, Irmã Maria Ataíde de Araújo, e Irmã Maria Helena Zumaeta ,que eram responsáveis pelos cuidados com os pacientes. Com o passar dos anos essa atividade passou a ser assumida exclusivamente pelos médicos e enfermeiros, mas elas sempre estiveram presentes nos cuidados espirituais principalmente, desempenhando outros papéis de tamanha importância para a SCMI e para a comunidade Itabunense.

Hoje, cinco Irmãs moram na clausula anexa ao Hospital Manoel Novais, a Irmã Irene Souza que é coordenadora, Irmã Lúcia Perelo, Irmã Erimita Elita de Farias, Irmã Maria Helena do Nascimento e a Irmã Orlinda Gomes Teodoro. A rotina diária começa com a comunhão com Cristo através das orações e da missa, realizam ainda a visita aos enfermos, participam de várias ações que vão do cuidado humano ao espiritual. “Foram chamadas por Deus, e fazem votos de castidade, pobreza e obediência. E por isso seguem os mandamentos e são felizes com a missão”, disse Irmã Erimita.

Este ano, as irmãs completarão oitenta anos de missão junto a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, um trabalho que deve ser sempre lembrado com carinho por todos que conhecem as Irmãs Pobre de Santa Catarina de Sena.

Back To Top
Opções de privacidade