MAIS UMA TURMA DO HOSPITAL MANOEL NOVAES RECEBE TREINAMENTO DO IHAC
O Banco de Leite e o Núcleo de Treinamento da Santa Casa de Itabuna promovem mais um treinamento visando atualizar, capacitar e sensibilizar os funcionários do Hospital Manoel Novaes sobre as Boas Práticas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), selo de qualidade concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 Passos para o sucesso do aleitamento materno. As atividades desta semana envolveram os funcionários do setor administrativo.
Na próxima semana, no período de 15 a 17, no auditório do Hospital Manoel Novaes, a capacitação envolverá os profissionais da assistência, principalmente, os que estão em contato com a gestante e o seu familiar. A capacitação atingirá aos trabalhadores com atuação em ambulatório, centros cirúrgico e obstétrico, alojamento e UTI neonatal. Os participantes receberão certificados com carga horária 20h.
Durante os treinamentos são reforçadas as iniciativas estabelecidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Entre os temas abordados estão as medidas e recomendações para o sucesso do aleitamento materno, pilares do IHAC, anatomia e fisiologia da lactação, principais intercorrências mamárias, vantagens do aleitamento materno, composição e propriedades do leite humano e nutrição da gestante.
A enfermeira Bianca Baleeiro, do Banco de Leite Humano, explica que as ações estabelecidas pelo IHAC visam, entre outros objetivos, incentivar o aleitamento, cuidar da saúde da mulher, reduzir a morbimotalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação e estreitar o vínculo entre mãe e filho. “Precisamos reforçar sempre que o aleitamento materno é um forte aliado para a redução de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade”, explica Bianca Baleeiro.
De acordo com o Ministério da Saúde, os bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O selo Amigo da Criança foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e Organização Mundial da saúde (OMS) e é conferido pelo Ministério da Saúde.