Missa marca os 103 anos da Santa Casa de Itabuna
Na manhã de ontem (28), uma missa realizada na Capela do Hospital Manoel Novaes marcou o aniversário de 103 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A celebração, ministrada pelo Monsenhor Moisés, que integra a Irmandade da instituição, contou com a presença de membros da provedoria, gestores, ex-provedores, médicos, colaboradores e das Irmãs Auxiliadoras e Religiosas. O Coral da Santa Casa emocionou os presentes conduzindo os cânticos da liturgia.
A homilia do Monsenhor Moisés destacou os desafios pelos quais a Santa Casa vem passando, com destaque para palavras de motivação ao falar da importância que a instituição tem para a nossa região. ”Quantos outros desafios nós temos dentro da Santa Casa? Se isso nos entristece, há algo muito maior que deve nos alegrar: tem muita gente que conta e espera pela nossa ajuda, nossos serviços, nosso trabalho, nossa administração. Então, este é um momento primordial para nós colocarmos diante de Deus aquilo que realizamos. Se Ele nos colocou neste ambiente é porque quis contar conosco, é porque sabe que temos condições de realizar plenamente a sua vontade”, declarou o Monsenhor.
Para 2020, a instituição mantém o foco no Projeto de Reestruturação financeira e assistencial, dando sequência às medidas de recuperação centradas em quatro pilares: recuperação financeira; adequação da infraestrutura de serviços; readaptação de processos sustentáveis e desenvolvimento de pessoas. Neste ano a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna manterá todos os seus esforços concentrados na viabilidade econômico-financeira da instituição para garantir a missão de continuar levando a prestação de serviço de saúde à população durante a experiência do cuidar.
Fundada em 1917, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é considerada a maior instituição filantrópica do interior da Bahia e possui três unidades: os hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho, além do Cemitério Campo Santo, sendo referência na prestação de serviços de saúde de média e alta complexidade.