Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Obesidade Infantil:um problema sério, mas que pode ser tratado

Hoje (03), é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde em crianças, como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Mais do que um problema estético, afeta a saúde da criança e pode causar situações incômodas, como autoestima baixa e BullyingCerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

Hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar podem desencadear ganho de peso em crianças.

A ingestão de alimentos gordurosos como batatas fritas, sanduíches e bifes passados na manteiga podem ser nocivos para a alimentação infantil. Devemos levar em conta, o estilo de vida dos pais, que muito influencia no modo como as crianças se alimentam. Fatores hormonais podem ser a causa da obesidade, devido ao excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortisona, os estrógenos, entre outros.

Outro fator levantado por psiquiatras, é que por trás da obesidade sempre pode haver um problema psicológico. A depressão, por exemplo,gera alguns sintomas, como a falta de estímulo para se exercitar e o aumento no consumo de doces. Mas os fatores genéticos também são levados em consideração.

Sendo assim, crianças cujos pais são obesos, correm o risco de se tornarem obesas.

Portanto, a prevenção é a melhor forma de combater a obesidade.

Dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para uma vida sempre saudável:

-Tenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras;

-Respeite os horários das refeições. Evite comer guloseimas durante os intervalos;

-Evite alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes;

-Pratique atividades físicas, no colégio ou academia, sempre orientado por um profissional;

-Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia;

Back To Top
Opções de privacidade