Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

PACIENTES DA HEMODIÁLISE DA SANTA CASA DE ITABUNA SE DIVERTEM COM FORRÓ PÉ DE SERRA

Nesta semana de São João o tratamento dos pacientes do serviço da Unidade de Hemodiálise da Santa Casa de Itabuna tem sido diferente, com muito forró, comidas típicas, além de orientações nutricionais para evitar que o paciente tenha o seu quadro de saúde agravado. O Forró Pé Serra, principalmente, as canções do mestre Luiz Gonzaga, garantiu muita descontração aos mais de 300 pacientes em tratamento.

As músicas juninas, tocadas pela Banda Cangaceiro do Forró, deixaram a sessão de hemodiálise do taxista Welson Silva de Jesus mais leves nesta quinta-feira (22). Morador de Coaraci, Welson há três anos faz o caminho três vezes por semana para a Unidade de Hemodiálise da Santa Casa, em Itabuna. “Essa inciativa foi maravilhosa. Não esperava ouvir músicas tradicionais enquanto estava na máquina. Isso é um incentivo a mais para o nosso tratamento”, afirmou.

Paciente Welson Silva com Cangaceiros do Forró
Paciente Welson Silva com Cangaceiros do Forró

á o aposentado José da Silva Cabral Filho, de 76 anos, caiu no forró. Ele não perdeu tempo. Minutos depois da sessão de hemodiálise na quinta-feira, ele dançou muito no embalo do Cangaceiro do Forró. “Precisamos de animação, não é mesmo? Que novidade boa, viu. Essa equipe faz de tudo para nos agradar, alegrar. Estou muito contente”, contou.

Paciente José da Silva com os Cangaceiros do Forró
Paciente José da Silva com os Cangaceiros do Forró

COMIDAS TÍPICAS

Além do forró, foram distribuídas comidas típicas e passadas orientações nutricionais para que os pacientes não exagerem durante os festejos juninos. A ação foi desenvolvida pela equipe de Nutrição Clínica da Santa Casa, em parceria com a empresa Smart Foord. “Temos uma preocupação maior nessa época do ano, porque muitos alimentos não são indicados para o paciente renal clínico e podem agravar o quadro de saúde deles. Gostaria de parabenizar a equipe de Nutrição Clínica que abraçou a causa e teve uma brilhante participação”, explicou a coordenadora de Enfermagem da Unidade de Hemodiálise, Valéria Lopes.

Equipe de Nutrição com Cangaceiros do Forró
Equipe de Nutrição com Cangaceiros do Forró

A coordenadora destacou ainda que as ações nesta semana de São João fazem parte da política institucional da Santa Casa, que busca cada vez mais a humanização dos serviços ofertados aos usuários. “Ficamos felizes em vê-los interagindo com os músicos, participando ativamente desses momentos de descontração que trouxemos durante o tratamento. É uma satisfação muito grande em saber que eles gostaram”, contou.

Os músicos Frank de Souza e Luciano Camilo de Souza, da Banda Cangaceiro do Forró, disseram que as apresentações para os pacientes da Unidade de Hemodiálise foram mais que especiais. “Às vezes, reclamamos da vida na primeira dificuldade. Mas, quando chegamos à unidade de saúde em que as pessoas estão lutando pela saúde, melhoria de qualidade de vida, percebemos que temos que reclamar menos e sermos mais solidários com o próximo. Fazendo boas ações. Hoje, ficamos muito felizes com a receptividade aqui”, afirmou.

Back To Top
Opções de privacidade