Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

PARCERIA DO BANCO DE SANGUE COM AMURC VISA AUMENTAR O NÚMERO DE DOADORES

Com objetivo de ampliar o número de municípios participantes do Projeto Caravana pela Vida, o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) promoveram, na quarta-feira (29), no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, encontro com prefeitos, secretários municipais de saúde e voluntários. A meta é aumentar o número mensal de doadores de sangue entre 15% e 25% nos próximos meses.Os participantes do encontro foram unânimes no entendimento que, se mais municípios da microrregião de Itabuna apoiarem a mobilização, o Banco de Sangue não mais enfrentará dificuldade para fornecer plaquetas e plasmas para os hospitais. Hoje, a unidade tem déficit mensal de cerca de 400 bolsas, o que, muitas vezes, provoca o adiamento de cirurgias eletivas.

A diretora técnica do Banco de Sangue, a médica Regiana Quinto, observou que, atualmente, menos de 10% dos municípios da região têm contribuído com as caravanas de voluntários. “Para mudar esse quadro, precisamos que todos colaborem um pouquinho. Não podemos esperar para doar somente quando parentes ou amigos precisam da ação de solidariedade, pois o estoque de sangue seguro e já pronto para uso é imprescindível para atender imediatamente às emergências, que podem acontecer com qualquer um de nós”, afirma a médica.

UNIÃO DOS MUNICÍPIOS PELA DOAÇÃO DE SANGUE

O presidente da Amurc e prefeito de Coaraci, Jadson Albano Galvão, destacou a importância da união dos representantes dos municípios para reduzir ou até resolver o déficit de bolsas de sangue e prometeu empenho na mobilização de seus colegas. O prefeito lembrou que uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas e que a necessidade nos hospitais é diária.

A secretária de Saúde de Itabuna e presidente do Fórum de Secretários de Saúde Regional, Lívia Mendes, ressaltou ser fundamental a existência de estoque adequado de sangue para que ocorram as cirurgias de grande porte e seja assegurado o tratamento de pacientes com doenças oncológicas, que frequentemente precisam de transfusão.

Além de Jadson Albano Galvão, o evento contou com a presença dos prefeitos Monalisa Tavares (Ibicaraí) e Manassés Souza (Maraú), de secretários ou representantes de saúde dos municípios de Ibicaraí, Floresta Azul, Itarantim, Coaraci, Santa Cruz da Vitória, Itapitanga, Itapé, Camacan, Barro Preto e Itajuípe.

O encontro teve ainda a participação de André Wermann (1º tesoureiro da SCMI) Amiton Fiaes (diretor financeiro), Jerônimo Mendonça (coordenador administrativo do Banco de Sangue), Rosildo Ribeiro (coordenador de captação), Cristiano Sant´Anna Bahia (pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz) e Danilo Amorim (Núcleo de Saúde Regional-NRSSU), empresário Pedro Jatobá e representantes da Rota Transportes. Ao final do evento foi entregue o Certificado Amigo do Banco de Sangue aos parceiros e voluntários.

 

WhatsApp Image 2023-11-29 at 12.19.58 (1)WhatsApp Image 2023-11-30 at 09.52.53WhatsApp Image 2023-11-30 at 09.52.54 (6) WhatsApp Image 2023-11-29 at 12.19.58 (2)

Back To Top
Opções de privacidade