Santa Casa de Itabuna leva três prêmios no Benchmarking 2019
A noite do IX Prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2019, ocorrido ontem (06/06) no Solar Cunha Guedes em Salvador, destacou a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com três prêmios.
A nossa instituição levou o primeiro lugar na categoria de melhor executivo do ano (Interior do Estado), que destacou o diretor administrativo da Santa Casa, André Wermann, primeiro lugar na Categoria Santas Casas (Interior do Estado) e segundo lugar na Categoria Ação Social, ficando atrás apenas da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
Representando a instituição, o 2º Tesoureiro, Peter Devires Lemos subiu ao palco para receber os prêmios de melhor Santa Casa (Interior do Estado) e o Diretor executivo José Saturnino Rodrigues para receber o prêmio de segundo lugar na Categoria Ação Social.
Em nove anos de evento a Santa Casa de Itabuna foi premiada por seis vezes e a cada ano assume o compromisso e a missão de servir com excelência a experiência do cuidar. Um dos destaques é o “Projeto Santa Casa nos Bairros”, uma iniciativa do então provedor, Eric Júnior, lançado em fevereiro de 2018 que mobiliza todo mês, médicos voluntários e colaboradores da instituição de diversos setores para o atendimento de saúde gratuito nas comunidades carentes de Itabuna.
“Prêmio Melhor Programa de Estágio”
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi eleita a segunda melhor empresa do país para estagiários no setor privado, segundo avaliação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A instituição filantrópica itabunense efetiva 30% dos estagiários, conforme o Centro e recebeu o Prêmio Melhores Programas de Estágio. O provedor da Santa Casa, Eric Júnior, e a coordenadora de Recursos Humanos da instituição, Eneila Cerqueira, receberam a premiação em São Paulo, na quinta (5).
O 2º lugar conquistado pela Santa Casa de Itabuna na Categoria Empresa Privada, acima de 41 estagiários, segundo a Provedoria, se dá em meio a um trabalho de educação continuada, realizado em parceria com diversos setores da instituição, além da participação de instituições dos ensinos técnicos e superiores, por meio dos estágios extracurriculares. A atual fase do Programa de Estágio foi implantado a partir de janeiro de 2017 e, semestralmente, agrega cerca de 40 estagiários extracurriculares.
O PRÊMIO
O “Prêmio Melhor Programa de Estágio” é concedido às organizações que se destacaram pelo compromisso e responsabilidade social na formação de gerações capazes de incorporar valores éticos, científicos, tecnológicos e culturais.
Para receber o Prêmio, as Unidades Concedentes de Estágio precisam se enquadrar em alguns requisitos. A partir daí, definidas as organizações participantes, um questionário é enviado aos estudantes que fazem estágio nessas unidades para que seja avaliado o programa de estágio. Isso significa que a escolha das melhores consentes de estágio se dá pelos próprios jovens estagiários.
Benchmarking Saúde Bahia
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu o Troféu Ouro do Prêmio Benchmarking Saúde na categoria Melhor Santa Casa de Misericórdia do Interior da Bahia por 3 anos consecutivos 2014/2015/2016. Além destes reconhecimentos, em 2016, as Irmãs Auxiliadoras da SCMI conquistaram segunda colocação na Categoria Obras Sociais na Bahia; e em 2013, o Diretor Administrativo Financeiro, André Fernando Wermann, recebeu a premiação na Categoria Destaque de Gestão.
Considerado “Oscar da Saúde”, o Prêmio Benchmarking elege os melhores serviços e profissionais de saúde em premiação concedida em noite de festa na capital baiana. O Benchmarking Saúde é promovido pela revista Diagnóstico tem apoio da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), Sindicato de Hospitais da Bahia (Sindhosba), União Nacional das Instituições em Autogestão em Saúde (Unidas) e da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge). Também são apoiadores a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed)
Banco de Leite Humano é Categoria Ouro – FIOCRUZ
Pelo segundo ano consecutivo, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi certificado na Categoria Ouro pelo Programa de Cooperação na Região Iberoamericana para troca de conhecimento e tecnologia nas áreas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano (IberBLH). O prêmio é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e foi recebido por toda equipe como um reconhecimento aos serviços prestados no estímulo e disseminação sobre a importância do aleitamento materno.
O Banco de Leite Humano do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, faz parte de uma Rede de Bancos de Leite (REDEBLH), cadastrada e reconhecida pelo Ministério da Saúde dentro do seu Programa de Redução da Mortalidade Infantil.
Título de Hospital Amigo da Criança
O ano de 2015 marcou a renovação do título de Hospital Amigo da Criança renovado ininterruptamente ao Hospital Manoel Novaes desde o ano de 1995. A titulação é parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
A renovação do título reafirma o reconhecimento ao trabalho desenvolvido, à promoção de ações de humanização de assistência materno-infantil e ao cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, preconizados pela própria UNICEF.