Profissionais da Santa Casa apresentam trabalho em Congresso Nacional
O mais recente Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, ocorrido em Abril de 2017 contou com a participação de dois trabalhos produzidos pelos profissionais da equipe da Unidade Cardio Intensiva (UCI) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Os trabalhos científicos investigam cenários e auxiliam na consolidação de literatura como oportunidade de melhorias de técnicas e condutas para o paciente submetido a intervenção cardíaca.
O primeiro trabalho intitula-se Caracterização das exturbações ocidentais ocorridas em pacientes pós-operatório de cirurgia cardíaca. O segundo trabalho foi nominado Comparativo do perfil dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca no 1°(2013) e no 3° (2015) ano de imunidade coronariana no Sul da Bahia.
Segundo a coordenadora da UCI, Larissa Nunes, o estímulo à pesquisa e à iniciação científica é um dos valores estimulados na equipe multidisciplinar. “Hoje mantemos o GIC – Grupos dos Interessados em Cardiologia e trabalhamos a importância de contribuir com a pesquisa científica para esta especialidade tão estratégica como a Cirurgia Cardíaca”, declarou Larissa.
Sobre a UCI
A Unidade Cardio Intensiva conta com a colaboração de 81 funcionários de várias especialidades, inaugurada em janeiro 2013 com objetivo de assistir pacientes em cuidados intensivos de doenças cardiovasculares. A Unidade é pioneira no interior baiano, atendendo também às emergências locais e pós-operatório de cirurgias cardiovasculares e angioplastias realizadas na instituição.
A UCI é composta por 13 leitos de terapia intensiva que são monitorizados continuamente. Nela são realizados também exames radiológicos, eletrocardiográficos, ultra-sonografias com Doppler (em destaque o Ecocardiograma), possibilitando maior agilidade e conforto durante o tratamento.