PROFISSIONAIS DO MANOEL NOVAES PARTICIPAM DE CURSO DA BRIGADA DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) promoveu, nesta semana, mais um treinamento visando a capacitação para prevenção, detecção e combate ao princípio de incêndio. A capacitação reuniu 80 profissionais de diferentes setores da unidade hospitalar. Os brigadistas participaram de aulas teóricas e práticas ministradas pelos instrutores Pedro Barreto Pereira e Reubes Almeira Silva.
Entre os dias 5 e 7, a equipe atualizou o conhecimento teórico sobre a legislação e colocaram em prática parte das orientações repassadas pelos instrutores. “Os trabalhadores tiveram a oportunidade de simular situações de dificuldades. Esperamos não precisar colocá-las em prática, mas, se houver necessidade, estaremos preparados”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da SCMI, Rolemberg Clementino.
Os brigadistas assistiram às aulas que abordaram temas como atendimento a princípios de incêndio, plano de abandono de prédio, primeiros socorros e segurança pessoal, que são fundamentais para salvar vidas e preservar o patrimônio. Nas aulas práticas, os trabalhadores treinaram a retirada de pessoas na simulação de situação de risco. “Foram testadas possibilidades que exigem a tomada rápida e correta de decisões para prestação dos primeiros socorros e combate imediato de incêndio”, detalha o engenheiro.
Rolemberg Clementino afirma ainda que é muito importante que o brigadista esteja sempre preparado para situações que envolva a prestação de socorro, isolamento da área, o combate ao princípio de incêndio, e a proteção de sua própria vida e das demais pessoas que atuam no ambiente hospitalar e pacientes.
Além de treinamentos realizados pela Santa Casa, os brigadistas participam de reuniões na instituição para tratar de prevenção e combate ao incêndio. Além do Manoel Novaes, as ações visam a capacitação dos profissionais que atuam no Hospital Calixto Midlej Filho.