Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Programa 5S certifica Hospitais da Santa Casa de Itabuna

Na manhã desta quinta-feira (3), lideranças dos Hospitais Manoel Novaes, São Lucas e dos setores de Quimioterapia, Patologia e Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna receberam a Certificação de Implantação do Programa 5S. O programa Japonês instalado em Janeiro de 2018 com o intuito de aperfeiçoar os processos internos é um método de gestão de qualidade empresarial trabalhado também como filosofia de vida. Todo conteúdo é gerado com foco em cinco sensos, sendo eles: ordem, limpeza, padronização, saúde e disciplina. 

Implantado em 2017 no Hospital Calixto Midlej Filho e na grande parte das Unidades Ambulatoriais da Santa Casa de Itabuna, o Programa 5S foi expandido para as demais Unidades da rede neste ano. Encabeçada pelo Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, a iniciativa foi definida a partir de um cronograma que envolveu quatro fases distintas: formação de lideranças, treinamento do quadro de funcionários, aplicação dos 5 Sensos e Auditorias Internas.

Para a Coordenadora da Higienização do Hospital São Lucas, Joélia Amâncio, o Programa trouxe ao setor grandes transformações, inclusive na forma de trabalhar. “Melhoramos inúmeros aspectos, dentre eles reforçamos a organização e a padronização do setor, com o que já começamos a colher bons frutos, entre eles um ambiente de trabalho mais organizado e prático”, concluiu Joélia.

De acordo com a metodologia, o Setor liderado por Joélia foi classificado como Padrão Ouro na Auditoria Interna realizada. Ainda foram certificados setores nos padrões Prata e Bronze, classificações definidas a partir dos scores de pontuação. Após a fase de Implantação, todos os setores seguem sendo avaliados periodicamente em Auditorias de Manutenção do Programa 5S.

 

 

Back To Top
Opções de privacidade