Projeto Todos pela Saúde doa EPIs para a Santa Casa de Itabuna
Nesse momento de escassez de recursos financeiros e de material em quase todo o mundo, as ações solidárias estão ajudando os hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (02/07) a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebeu uma quantidade expressiva de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do Projeto Todos pela Saúde.
A doação chegou na hora certa, pois uso de equipamentos pelos profissionais de saúde aumentou muito nos últimos meses. De acordo com Provedoria da Santa Casa de Itabuna, os gastos com materiais como luvas, máscaras cirúrgicas, gorros, óculos de proteção, protetor facial e luvas para procedimento tiveram um aumento significativo por causa do grande fluxo no Calixto e Novaes.
O Projeto Todos pela Saúde é uma aliança de diversos de nomes de expressão nacional na saúde e do Itaú, que por meio de critérios técnicos e científicos, apoiam e orientam as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. A equipe que define quais as ações serão contempladas é liderada pelo Hospital Sírio-Libanês.
A Santa Casa de Itabuna foi contemplada porque, no sul da Bahia, possui unidades hospitalares de referência no atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. A instituição centenária foi uma das primeiras a elaborar e apresentar o plano de contingência com ações que estão sendo desenvolvidas neste momento de pandemia, mesmo antes do início do projeto. Também foi a primeira no sul da Bahia a receber pacientes positivados para a doença. Por isso, foi indicada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para ser contemplada.