SANTA CASA CELEBRA O DIA MUNDIAL DE DOAÇÃO DO LEITE HUMANO
Com a distribuição de brindes para as mães doadoras e mensagens de reconhecimento e agradecimento, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) inicia, nesta terça-feira (18), as comemorações do Dia Mundial da Doação do Leite Humano. A data foi criada com objetivo de estimular a doação de leite materno, alertar a sociedade para a importância da proteção e da promoção do aleitamento materno por meio de um gesto simples, precioso e sem custo. O Dia Mundial da Doação é celebrado em 19 de Maio.
A enfermeira do Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes, Bianca Baleeiro, destaca que a data é uma iniciativa para proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade quanto à importância do leite humano. “O leite doado é de extrema necessidade aos bebês que estão internados em unidades intensivas, pois aumenta a imunidade e fortalece o trato gastrointestinal”.
DOAR AMOR ALIMENTA A VIDA
Bianca lembra que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. “Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas unidades neonatais”, informa a enfermeira.
Rico em água, vitamina, proteínas e nutrientes, o leite humano é o mais indicado para a saúde dos pequenos nos primeiros meses de vida. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação, fica protegida de infecções, diarreias e alergias, reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta, segundo explica a enfermeira.