SANTA CASA CONCLUI SEMINÁRIO SOBRE REQUISITOS TRANSVERSAIS DO MANUAL DE ACREDITAÇÃO ONA
Um seminário para alinhar os requisitos transversais presentes no Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA) debateu um conjunto de regras, normas, procedimentos, condutas, plano de contingência, identidade organizacional, dentre outros assuntos, e foi concluído na tarde da última sexta-feira (23). Organizado pelo Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente, o evento reuniu, no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), líderes da unidade hospitalar.
O “Seminário da Qualidade – Requisitos Transversais” foi aberto na segunda-feira (19). Entre outros assuntos, no primeiro dia de evento, os ocupantes de cargos estratégicos assistiram a palestras sobre assuntos, como Políticas Institucionais, Manual de Cultura Justa, Código e Conduta do Empregado, Recursos Humanos e Tenologia e Políticas de Gestão de Pessoas.
No segundo dia, foram abordados assuntos como Capacitação Frente as demandas Assistenciais, Riscos Assistenciais do Paciente e Identificação de Riscos Assistenciais do Paciente, Ações de Prevenção para Redução da Probabilidade de Incidentes. Na quarta-feira (21) foram apresentadas as Diretrizes de Transferência de Informação entre as Áreas Assistenciais e Profissionais, Cuidados Extra Hospitalar e Plano de Alta Multidisciplinar.
Na quinta-feira (22), os participantes do “Seminário da Qualidade Requisitos Transversais” conheceram um pouco mais sobre os Planos de Contingência Estruturais, Manutenção Preventiva e Corretiva das Instalações e dos Equipamentos. O evento foi encerrado na sexta-feira com palestras sobre as Características Individuais do Paciente e Acompanhantes.
No último dia de evento, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, destacou a importância do processo contínuo de capacitação dos profissionais da instituição e da constante atualização dos procedimentos internos nas unidades administradas pela SCMI.