SANTA CASA DE ITABUNA CONCLUI MAIS UM TREINAMENTO PARA SEGURANÇA DO PACIENTE
Escritório de Qualidade e Segurança do Paciente (EIOSP) da Santa Casa de Itabuna, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, concluiu nesta sexta-feira (22), uma série de atividades visando promover a prevenção, controle e mitigar incidentes relacionados à assistência aos pacientes. A capacitação envolveu não somente os profissionais da área assistencial, mas também os funcionários que atuam na área administrativa dos hospitais Calixto Midelj Filho, Manoel Novaes e São Lucas.
Os profissionais participaram de simulações realísticas para abordar situações possíveis de acontecer em um ambiente hospitalar e que pode comprometer a recuperação e/ou até causar agravamento no estado de saúde do paciente. Durante as simulações os profissionais discutiram os cuidados que devem ser adotados para evitar eventos adversos com pacientes no ambiente hospitalar.
No Hospital Manoel Novaes, as simulações realísticas foram realizadas no período de 18 a 22 envolvendo os profissionais da equipe multidisciplinar dos três turnos de trabalho. A enfermeira Nathália Trindade, do Escritório de Qualidade e Segurança do Paciente, explica que as ações do Setembro pela Segurança foram iniciadas desde o dia 4 deste mês, com a escuta estruturada dos pacientes e acompanhantes com o objetivo de compreender sob a ótica deles, as metas de segurança e formas práticas de envolvê-los nos cuidados.
As ações nos três hospitais foram promovidas como parte da programação especial pela passagem do Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, que neste ano tem como tema “Engajar Pacientes para Segurança do Paciente- Eleve a voz dos Pacientes!”. A campanha visa conscientizar profissionais, gestores e usuários para a importância da segurança do paciente.