SANTA CASA DE ITABUNA ENCERRA OUTUBRO ROSA COM SORTEIO DE BRINDES E PALESTRAS
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna encerrou, nesta quinta-feira (28), a programação do Outubro Rosa, campanha dedicada a orientação, alerta e conscientização da população sobre o câncer de mama. Durante este mês, a instituição promoveu debates, live em sua rede social, apresentações, depoimentos de pacientes que estão em fase de conclusão de tratamento da doença e realizou bate-papo sobre os fatores de risco e a importância do tratamento precoce.
A coordenadora do Serviço de Oncologia da SCMI, Sayara Aragão, fez uma avaliação positiva sobre a campanha do Outubro Rosa e destacou que a disseminação de informações corretas ajuda a salvar milhares de vidas. Ela também falou sobre uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O levantamento indica que cerca de 13% dos casos de câncer de mama no Brasil, em 2020, poderiam ser evitados se as pessoas tivessem adotado estilo de vida saudável.
Sayara Aragão reforçou a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e a realização do autoexame da mama. “Os cuidados com a saúde devem começar cedo. Os hábitos saudáveis são fundamentais para a nossa qualidade de vida. As mulheres precisam manter uma periodicidade de visitas ao médico. Não deve deixar de fazer ao autoexame da mama”, alertou.
Além dos cuidados, as medidas de prevenção e muita informação sobre o câncer de mama, as pacientes do Centro de Radioterapia e da Unidade de Quimioterapia e seus acompanhantes participaram de sorteios de brindes doados por empresas parceiras como Avatim, O Boticário Itabuna, Drogasil, MariaFulô e a paciente Rosimeire Ribeiro. O Gapo doou tortas e arroz doce, que foram distribuídos para os pacientes nos dois últimos dias de campanha. Sayara Aragão agradeceu as empresas parceiras e a dedicação da equipe de funcionários das unidades viabilizar a campanha.