Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

SANTA CASA DE ITABUNA INICIA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DONOVO ACELERADOR LINEAR

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna deu início às obras na Radioterapia na antiga sala do cobalto, local onde será instalado o novo acelerador linear, avaliado em R$ 9 milhões de reais. O equipamento foi adquirido com recursos federais, por meio do Convênio nº 954390/2024 do Ministério da Saúde, e representa um salto tecnológico no tratamento oncológico na região. O novo acelerador vai substituir o antigo equipamento de cobalto, que foi o primeiro a ser instalado no interior da Bahia, em 1991, e operou por mais de quatro décadas. Em 2025, o aparelho passou por um processo de redimensionamento técnico, cumprindo rigorosamente as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), antes de ser finalmente removido, abrindo caminho para essa nova etapa.

Itabuna foi uma das duas únicas instituições da Bahia contempladas com o novo acelerador linear, o que reforça a relevância regional da Santa Casa como referência em oncologia. O outro aparelho será direcionado ao hospital Aristides Maltes, na capital do Estado. Para que o equipamento possa ser instalado com segurança e eficácia, a sala passará por uma ampla reestruturação que inclui o reforço da blindagem especial (bunker) com concreto de alta densidade para conter a radiação, reforma da estrutura física, atualização das instalações elétricas e sistemas de climatização, além da implantação de tecnologia de segurança e controle radiológico, conforme exigências da CNEN e do Ministério da Saúde. A obra está orçada em R$ 1,5 milhão, valor que ainda não está totalmente disponível.

A Santa Casa, portanto, agora buscará recursos junto aos Governos, comunidade, empresas e parceiros, com o objetivo de viabilizar a conclusão da obra no menor tempo possível. “Estamos falando de um avanço gigantesco na radioterapia. O novo acelerador vai ampliar nossa capacidade de atendimento, trazer mais precisão, promovendo um melhor planejamento/prognóstico, e consequentemente um melhor tratamento para o paciente. Mas para isso precisamos do apoio de todos para concluir essa obra tão importante”, afirma o provedor Francisco Valdece.


Como ajudar: A Santa Casa possui canais oficiais para doações, com opções de transferência, PIX ou entre em contato direto com o Setor de Projetos telefone (73)_3214-9233.

Back To Top
Opções de privacidade