Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

Santa Casa de Itabuna lança protocolo de extravasamento

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna concluiu, na terça-feira (3), a implantação da primeira fase do protocolo de Extravasamento nas suas unidades, que já desenvolvem a gestão de riscos e ocorrências. Lançado na semana passada no Calixto Midlej Filho, o protocolo foi implantado na noite de terça no Hospital Manoel Novaes.

 

Protocolo foi lançado no Calixto Midlej Filho
Protocolo foi lançado no Calixto Midlej Filho

O protocolo, que já funcionava nas unidades de quimioterapia e Ambulatório de oncopediatria, serve de apoio para identificação de riscos ao extravasamento, orienta sobre as principais condutas dos profissionais da área assistencial para a prevenção e o correto atendimento ao paciente identificado com o evento adverso.

extravasamento 2

A Enfermeira de Segurança do Paciente da Santa Casa de Itabuna, Nathalia Trindade, relata que o que impulsionou a implantação do protocolo de extravasamento foi o surgimento de uma ocorrência grave no ano passado. “Desde então não saiu dos nossos planos. Na verdade, lançamos a semente, um sinal de alerta diante de tantas rotinas e demandas. Algo a ser pensado, estudado e investido”.

extravasamento 3

A profissional ressaltou que, assim como muitos processos de Segurança do Paciente, o protocolo foi construído com apoio das Gerências de Enfermagem, Diretoria, Farmácia e Suprimentos e precisa muito do envolvimento de todos que estão na assistência direta complementando essa construção. “A Santa Casa de Itabuna está sempre atualizando e implantando novos protocolos para a tomada correta das decisões e proteção do paciente e do próprio colaborador”, afirma.

Back To Top
Opções de privacidade