Santa Casa de Itabuna participa do 1º Curso Online para os profissionais de transplante
Profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram, durante o mês de junho, de um curso de capacitação para o processo de doação de órgãos nesse período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O 1º Curso Online para Profissionais de Transplante foi promovido pela Central Estadual de Transplante (CET).
O curso foi dividido em oito módulos. Os participantes puderam conhecer melhor sobre a situação atual dos transplantes na Bahia, o acolhimento familiar em meio a pandemia do novo coronavírus, o processo de entrevista familiar para a doação de órgãos, a manutenção do potencial do doador e a orientação para coleta de exames para afastar o risco da Covid-19.
Os participantes também tiveram aulas sobre o processo de capacitação de córnea em tempos do novo coronavírus, uso correto dos Equipamentos Proteção Individual (EPIs) e preenchimento de impressos para o processo de doação.
A coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Transplante (CIHDOTT) da SCMI, enfermeira Patrícia Betyar, destaca a importância do curso de atualização para os profissionais que atuam na área e agradeceu a participação dos 42 inscritos, entre funcionários da instituição e estudantes de enfermagem de Itabuna. O curso foi ministrado no período de 2 a 30 de junho e os participantes receberão certificado.
A enfermeira Patrícia Betyar explica que, apesar da pandemia da Covid-19, o processo de doação de órgãos e as cirurgias para salvar vidas não pararam na Bahia, mas a lista de espera ainda é muito longa. Neste ano foram registrados 262 doações e 287 transplantes no estado. “Mas ainda existem 1.522 pessoas na lista de espera. Muitos desses pacientes não podem esperar, Diga sim, avise a sua família ”, alerta Betyar.