SANTA CASA DE ITABUNA PARTICIPA EM SÃO PAULO DO I ENCONTRO DE REGISTRO AMARTE
Profissionais da Santa Casa de Itabuna participaram, em Barretos (SP), do I Encontro de Registro Amarte. O evento foi promovido pelo Hospital de Amor, em parceria com St. Jude Children’s Research Hospital e ALSAC Global. A instituição do sul da Bahia foi representada pela médica Regiana Quinto, coordenadora do Serviço de Oncologia, Danilo Itaparica, coordenador de Projetos, Eliene Conceição, assessora da Provedoria e Governança Coorporativa, e Maria Eduarda Freire dos Santos, registradora da Oncologia da SCMI.
De acordo com a médica Regiana Quinto, o evento possibilitou o acesso à experiência e práticas que são adotadas pelos maiores centros mundiais especializados no tratamento do câncer infantojuvenil. “Foram três dias de muito aprendizado para a nossa equipe. Foi uma oportunidade de conhecermos melhor o que existe de mais moderno para o tratamento do câncer infantojuvenil”, destaca a médica oncologista pediátrica.
A médica observa que essa troca de informações é fundamental para o tratamento do paciente oncológico. “Esses treinamentos servem para que possamos aprimorar os nossos protocolos e práticas visando assegurar o melhor atendimento possível às nossas crianças e adolescentes. É muito valioso esse conhecimento transmitido pelo pessoal do St. Jude Children’s Research Hospital, que é referência mundial no tratamento oncológico,” afirma.
O coordenador de Projetos da SCMI, Danilo Itaparica, destaca a qualidade do treinamento ofertado, com trocas e discussões com especialistas renomados do país. “Foram apontadas alternativas para melhorar os processos de captação de recursos por meio de oficinas práticas de planejamento e execução, bem com troca de experiência entre os profissionais. Estes momentos só nos fortalecem enquanto profissionais, no sentido de entender que estamos percorrendo o caminho certo no desenvolvimento dos projetos da SCMI”, conta Itaparica.
Além de uma melhor assistência ao paciente, o encontro teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho da coleta de dados sobre o câncer e promover a captação de recursos para investimentos no serviço. O evento contou com a participação de 33 instituições que atuam na área de oncologia pediátrica, dentre as quais a Santa Casa de Itabuna, Hospital Universitário Oswaldo Cruz (PE), Martagão Gesteira e Santa Izabel. Esses dois últimos são de Salvador.