SANTA CASA DE ITABUNA PRESENTE NO ANIVERSÁRIO DE 149 ANOS DE BARRA, NA BAHIA
No grupo de municípios baianos mais ricos culturalmente e cortado pelo Rio São Francisco, Barra, no oeste do estado, celebrou, na quinta-feira (16), 149 anos de emancipação política e administrativa. A data está sendo comemorada com uma vasta programação religiosa, cultural e esportiva. E a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi convidada a participar desse momento especial para os 54 mil moradores da localidade.
A instituição do sul da Bahia começou a fazer parte da história do município em 2021, quando assumiu a gestão do Hospital Ana Marianni e vem contribuindo para assegurar assistência de qualidade aos moradores de Barra e cidades circunvizinhas. “Estamos em Barra faz pouco tempo, mas parece que atuamos naquela linda cidade há décadas porque a população nos abraçou e tem um respeito muito grande”, ressaltou o provedor da SCMI, Francisco Valdece, que foi convidado do prefeito Artur Silva.
O provedor destaca que neste ano a festa tornou-se ainda mais especial porque já fazia dois anos que a cidade não tinha a oportunidade de realizar grandes eventos nessa data tão importante, por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. É tradição no município unificar a programação dos festejos juninos com a celebração pela emancipação política e administrativa.
No aniversário, o município ganhou duas obras do artista plástico itabunense Osmundinho Teixeira. Adquirida pela Santa Casa de Misericórdia, uma imagem de Nossa Senhora das Dores foi levada para a capela do Hospital Ana Marianni. A outra imagem da santa foi doada pelo artista ao bispo da Diocesse de Barra, Dom Frei Luiz Flávio Cappio. O artista tinha compromisso e não pôde viajar para a festa.
Osmundinho também enviou uma carta ao bispo, que agradeceu. “Quero agradecer pela delicadeza de nos presentear com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Ela fará parte do museu no Palácio Episcopal. Quando nos der a honra de uma visita, farei questão de mostrar o espaço que abriga obras de imenso valor religioso e cultural. Muito obrigado, e que nossa Senhora das Dores nos proteja e alivie as dores do enfermo desse país”, declamou Dom Frei Luiz.
Os festejos por conta do aniversário de Barra prosseguem até o próximo dia 24,com concursos de quadrilha, quebra-pote e pau de sebo. No dia 23, véspera do feriado de São João acontece o Desfile dos Fortes, evento que faz história da Guerra do Paraguai (1864-1870).
Além do provedor da SCMI, Francisco Valdece, a diretora administrativa do Hospital Ana Marianni, Mônica Ferreira, esteve participando da programação festiva a convite do prefeito de Barra, Artur Silva, que anunciou obras de infraestrutura para o município.