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Santa Casa de Itabuna promove live sobre fluxo no atendimento oncológico

Com o objetivo de tirar dúvidas sobre o fluxo dos serviços oncológicos ofertados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) promove, na próxima terça-feira (29), live com as participações da coordenadora do Serviço de Oncologia, a enfermeira Sayara Aragão, o diretor administrativo Wagner Alves e o provedor Francisco Valdece.

Durante a transmissão, os participantes vão tirar dúvidas dos usuários dos serviços, profissionais de saúde e secretários municipais. “Muitos pacientes começam o tratamento tardiamente porque desconhecem o fluxo para o atendimento. Essa demora em ter acesso ao serviço pode dificultar o tratamento e, às vezes, pode custar a vida da pessoa que tinha muita possibilidade de cura se iniciasse os procedimentos cedo”, observa a coordenadora do Serviço de Oncologia.

Sayara Aragão explica que atualmente são feitos muitos encaminhamentos incorretos de pacientes o que, às vezes, deixa quem realmente necessita sem acesso ao serviço. “O nosso objetivo é que as informações corretas cheguem aos municípios para facilitar a vida do beneficiário”, explica Sayara.

A enfermeira afirma que o atendimento ao paciente precisa ser melhorado na rede de atenção básica, onde são realizados os exames iniciais para o diagnóstico precoce da patologia. A partir da descoberta da doença inicia-se logo o tratamento. “A marcação desses exames precisa ser melhorada para que o tratamento seja mais efetivo, melhorando assim sobrevida do paciente”, observa.

Sayara Aragão cobra mais atenção dos municípios para evitar que quem realmente necessita fique sem o serviço público de saúde no momento certo. Ela cita que, por falta de informações corretas, muitos pacientes são encaminhados para consultas clínicas, tirando a vaga de quem realmente é oncológico e necessita de um atendimento com maior agilidade.

Essa é a segunda de uma série que a instituição promoverá nos próximos meses. A iniciativa visa esclarecer a comunidade sobre os serviços ofertados.

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