Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

SANTA CASA DE ITABUNA PROMOVE MINICURSOS E PALESTRA NA SEMANA DE ENFERMAGEM

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Complexo Santa Casa de Itabuna participaram, durante dois dias nesta semana, de treinamentos e minicursos sobre procedimentos e melhor utilização dos recursos tecnológicos, além de reforço das orientações relacionadas aos cuidados que os profissionais devem ter com a própria saúde. As ações contaram com a participação dos trabalhadores dos hospitais Manoel Novaes, Calixto Midlej Filho e São Lucas.

Um dos temas discutidos pelos profissionais foi a “Prática em curativo de pressão negativa”, onde técnicos e enfermeiros tiveram a oportunidade tirar dúvidas e debaterem a maneira mais eficaz para o tratamento do paciente. “Compartilhamos com aos nossos colegas exemplos de casos que ocorrem no dia a dia e debatemos qual seria a melhor abordagem”, conta a gerente de enfermagem da Santa Casa de Itabuna, Ana Paula Carqueija.

Os profissionais do Hospital-Materno Infantil Manoel Novaes participaram ainda de minicursos sobre a importância da interpretação correta da cardiotocografia, exame que registra atividade cardíaca do feto e contratações uterinas; e do eletrocardiograma (ECG), que faz as medidas das batidas do coração. Os minicursos foram ministrados pelos médicos Fernando Romero e Victor Peixoto, respectivamente.

PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

A Semana de Enfermagem contou ainda com palestra da médica psiquiatra e psicóloga Thatiana Paz. Pós-graduada em psiquiatria da Infância e Adolescência e idealizadora do Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia, a médica abordou o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do profissional de Enfermagem”. Falou sobre os cuidados que os profissionais devem ter para preservação da própria saúde.

Para a médica, o tema saúde mental deve ser debatido em todas as empresas, pois existem muitos casos em que é possível evitar que o profissional adoeça. “O trabalhador saudável é bom não somente para ele mesmo, como também para a empresa, que contará por mais tempo com o profissional em atividade, ativo e mais produtivo. Infelizmente, no Brasil, com exceções, não estamos tendo cuidado necessário para proporcionar qualidade de vida ao trabalhador”, avalia a médica Thatiana Paz.

A médica parabenizou a Santa Casa de Itabuna pela iniciativa e a participação dos enfermeiros e técnicos. “Foi um encontro muito positivo. Hoje, tivemos a oportunidade de debater temas como, Síndromo de Burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional), transtornos de estresse pós-traumático e assédio moral. Sinto-me feliz em contribuir com esse evento e contar com a participação muito ativa de técnicos e enfermeiros nos debates”, finalizou.

A gerente de enfermagem da Santa Casa de Itabuna, Ana Paula Carqueija, fez um apelo para que os profissionais arrumem um tempinho para buscar qualidade de vida. “Faça um esforço para incluir no dia a dia uma atividade física. Seja uma caminhada, uma corrida ou ida à academia. Adotem uma alimentação mais saudável, pois não podemos nos preocupar somente em cuidar da saúde do outro, mas da nossa também”, diz Ana Paula.

Back To Top
Opções de privacidade