Skip to content
73. 3214-9100 atendimento@scmi.org.br

SANTA CASA DE ITABUNA REALIZA AÇÕES PARA PREVENIR LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO

A Santa Casa de Itabuna promoveu, na semana passada, nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, ação para alertar os trabalhadores sobre a importância de manter a postura corporal durante a atividade laboral e como pequenos exercícios diários podem ajudar a evitar o surgimento de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT da Santa Casa, a ação foi realizada durante a passagem do “Dia Internacional da Prevenção das LER-DORT”, celebrado em 28 de fevereiro. “São atividades que o próprio trabalhador, usando de 10 a 15 minutos, pode fazer no setor em que atua”, explica o engenheiro ambiental e segurança do Trabalho da SCMI, Rolemberg Clementino Santos.
WhatsApp Image 2023-03-06 at 11.41.54

A fisioterapeuta da SCMI, Mirelle Antunes, destaca que as principais formas de prevenção da LER-DORT envolvem a adoção de medidas ergonômicas no local de trabalho. O objetivo da prática é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação das pessoas ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desenvolver.

Mirelle Antunes acrescenta que LER-DORT são doenças afetam os músculos, nervos e tendões dos membros superiores (e inferiores), sobrecarregando o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação, podendo alterar as funções da região comprometida. A maior parte dos casos ocorre em mulheres. “Essas doenças causadas por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração e postura inadequada”, afirma.

A fisioterapeuta observa que existem profissionais que estão mais expostos, como os que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, digitadores, músicos, esportistas, pessoas que fazem trabalhos manuais, como tricô e crochê.

A enfermeira do Trabalho da SCMI, Sara Lemos, ressalta que, durante as visitas aos setores, foram avaliadas questões posturais e realizados testes de fisioterapia específicos para detecção inicial de queixas osteomusculares.  “Explicamos  sobre as sintomatologias da Ler-Dort, os sinais de alerta desta patologia e as formas de prevenção e tratamento”.

Back To Top
Opções de privacidade