SANTA CASA DESTACA PAPEL DAS IRMÃS NOS HOSPITAIS CALIXTO MIDLEJ FILHO E MANOEL NOVAES
Há 84 anos as freiras da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena desenvolvem uma ação voluntária que leva conforto emocional e espiritual para os familiares de pacientes hospitalizados. Quando o quadro de saúde do paciente não apresenta melhoras, os familiares recorrem às irmãs religiosas na hora da unção.
As irmãs não realizam a unção, mas, quase sempre, são elas que saem em busca de um padre disponível para o ato. Essa tarefa ocorre a qualquer hora do dia ou noite. São as integrantes da Congregação das Irmãs dos Pobres que fazem visitas aos leitos dos enfermos nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes com intuito de oferecer uma palavra de esperança e conforto.
Atualmente, a ação voluntária nos hospitais é feita por quatro religiosas. No Hospital Manoel Novaes, além do apoio emocional e espiritual, elas conseguem produtos para montar kits com itens como fraldas, lavandas e sabonetes, que são doados principalmente para filhos de mães que moram em comunidades rurais, povoados de Itabuna e outros municípios. “São mães que, muitas vezes, saem às presas e não trazem os enxovais preparados. Ou são mulheres de famílias muito carentes. Geralmente são pessoas muito necessitadas”, conta a irmã Orlinda Teodora Gomes.
Formada em Fisioterapia e Gerontologia, a religiosa atua nos hospitais da Santa Casa de Itabuna desde 2001, quando começou como noviça. “Aqui somos testemunhas da misericórdia de Deus para com os nossos irmãos que estão enfermos em um leito de hospital. Nossa missão é ajudar aqueles que carecem de uma palavra de conforto num momento difícil na vida”, relata.
A Provedoria da Santa Casa reconhece o importante papel das irmãs religiosas, e uma vez por mês, reúne-se com elas para um bate papo durante um café da manhã. O encontro deste mês de março ocorreu na quarta-feira (29), com a participação do provedor Francisco Valdece e Sílvio Roberto (1º secretário), além de Wagner Alves (diretor administrativo), Cláudia Wermann (gerente administrativa), Maria Carolina Reis (diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho).